Vereador ouve demandas para instalação de posto da Receita Federal

por Assessoria de Comunicação publicado 25/05/2017 11h24, última modificação 25/05/2017 11h24
25/05/2017

Na quarta-feira (24) o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) participou de uma reunião com contadores e contabilistas do município para ouvir as demandas da categoria com relação à vinda do posto de atendimento da Receita Federal para Viçosa. A ação do vereador, realizada em parceria com a Casa do Empresário, é um encaminhamento de uma reunião prévia na Secretaria da Receita, em Juiz de Fora, onde foi sinalizada a instalação do posto.

O evento, conduzido pelo Diretor Administrativo da Casa do Empresário, Murilo Pizato, pelo Vereador Helder e pelo Assessor de Relações Institucionais da Casa Legislativa, Wagner Rosado, contou com a participação de representantes e do Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Viçosa (SINDCONT), Rômulo Larcher; do Presidente da Casa do Empresário, Paulo Márcio de Freitas; e da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria de Barros.

Segundo Helder, o Delegado da Receita Federal, Leonardo Sobral, informou que 30% das agências da Receita serão fechadas e que, para minimizar os problemas, o órgão aposta na instalação de postos de atendimento. “A ideia é que o cidadão tenha acesso, nos postos, aos mesmos serviços oferecidos nas agências”, explicou. A concretização do posto para Viçosa depende da definição de local, designação de servidores e de estudo da logística.

De modo a justificar a necessidade do posto na cidade, foram ouvidas as demandas de profissionais que utilizam o serviço da Receita e que, com frequência, precisam se deslocar até a agência de Ubá. Os contadores afirmaram que os serviços mais procurados são a emissão de certidões para obras, problemas com CPF e CNPJ, ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e IR (Imposto de Renda).  Além disso, os profissionais relataram que o agendamento para atendimento na agência é demorado.

De acordo com o Presidente da Casa do Empresário, Paulo Márcio, “a demora no agendamento, o grande número de obras em Viçosa e a parceria para atrair empresas, firmada entre Prefeitura e Casa do Empresário, justificam a vinda do posto de atendimento”. As solicitações serão encaminhadas, via ofício, à Secretaria da Receita Federal e novas reuniões, com outros segmentos da sociedade (sindicatos, associações, empresas, UFV etc.) serão agendados para levantamento de outras demandas dos viçosenses.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi