Viçosa recebe Conferência de Saúde das Mulheres

por Assessoria de Comunicação publicado 31/05/2017 10h36, última modificação 31/05/2017 10h36
31/05/2017

Será realizada na quinta-feira (01) a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Viçosa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Conselho Municipal de Saúde. Deíse de Oliveira (foto), membro do Conselho e professora da UFV, ocupou a Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (30) para divulgar e convidar vereadores e a população para o evento, que acontecerá das 8h às 17h, na sede do Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Viçosa (SINFUP).

O tema central da conferência é “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. Serão discutidos eixos temáticos orientados pelo Conselho Nacional de Saúde, sendo eles: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres; e Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.

Para Deíse, debater a questão é de suma importância “devido ao momento de desmonte no qual o Sistema Único de Saúde (SUS) se encontra. Temos questões emergenciais a serem discutidas e nós enquanto sociedade precisamos aproveitar esses espaços.”, afirmou.

O Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Vereador Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), cumprimentou a cidadã e afirmou que “o trabalho é pioneiro na cidade e de grande relevância”. Os demais parlamentares também declararam apoio ao evento. Os debates municipais são a etapa preparatória para a Conferência Estadual, a ser realizada nos dias 05, 06 e 07 de julho, que por sua vez é uma etapa para a edição nacional, entre 01 e 04 de agosto de 2017.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi