Vereadora discute medidas de combate à violência contra animais

por Assessoria de Comunicação publicado 26/06/2017 16h20, última modificação 26/06/2017 16h20
26/06/2017

A Vereadora Brenda Santunioni (PP), Presidente da Comissão de Direitos humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, se reuniu com representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Militar do Meio Ambiente e Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA) para discutir medidas de orientação e prevenção contra maus tratos a animais. A reunião aconteceu na quinta-feira (22), na Câmara Municipal.

A proposta da reunião foi debater ideias para a criação de um protocolo municipal de atendimento às denúncias de maus tratos a animais domésticos. O Executivo disponibilizou o telefone da Ouvidoria Municipal (3891-6009) para receber as denúncias, que poderão ser feitas anonimamente. “A denúncia será averiguada e, só após constatação de crime, a Polícia Ambiental será acionada”, explicou a Vereadora Brenda.

Outra medida, que também será desenvolvida em parceria, é a atuação dos agentes de endemias dos postos do Programa de Saúde da Família (PSFs) nos bairros. Serão elaboradas cartilhas educativas e distribuídas durante as visitas de rotina em residências que possuem animais.

Para a Vereadora Brenda, o encontro foi extremamente produtivo. “Executivo, Legislativo e a sociedade civil organizada fizeram história. A ideia é trabalhar com orientação e prevenção constante, na tentativa de criar um senso de responsabilidade nos donos irresponsáveis”, disse.

Os encaminhamentos debatidos na reunião serão repassados ao Executivo para a criação do protocolo de atendimento, que deve ser feito por Decreto.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi