Vereadores buscam parceria com AMM

por Assessoria de Comunicação publicado 22/06/2017 17h12, última modificação 22/06/2017 17h12
22/06/2017

Os Vereadores Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB) e Brenda Santunioni (PP), Líder do Prefeito na Casa Legislativa, estiveram, na quarta-feira (21), na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) em Belo Horizonte com o objetivo de mobilizar os municípios que abrigam Universidades Federais, as chamadas cidades universitárias, para contabilizar suas populações flutuantes. A iniciativa dos vereadores visa firmar uma parceria entre a AMM e a Câmara Municipal de Viçosa para viabilizar a campanha que objetiva incentivar a cidadania das pessoas não residentes e adequar o repasse de recursos aos municípios. Os parlamentares foram recebidos pela Economista da AMM, Angélica Ferreti.

Durante o encontro, Brenda explicou que a campanha trabalhará em duas frentes: a questão técnica da contabilização desses moradores com foco na arrecadação, e a questão política: “queremos essa parceria com a AMM para mobilizar prefeitos e vereadores das cidades universitárias para que alcancemos nossos objetivos”, disse.

A Economista da Associação sugeriu aos vereadores, como primeira ação, que seja formalizado recurso junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para alteração dos critérios de contagem populacional. Para o Vereador Arlindo Montanha, a população flutuante deve ser incluída nas estimativas para refletir o real número de habitantes a ser considerado no repasse de recursos e, assim, na aplicação de investimentos em diversas áreas.

Os parlamentares irão ainda agendar reunião com o Presidente da AMM, Julvan Lacerda, para estudar as formas de mobilização para este recurso no âmbito estadual e federal.

Associação Mineira de Municípios

A Associação Mineira de Municípios, fundada há 65 anos, tem o objetivo de reunir e representar os 853 municípios de Minas, e buscar o fortalecimento e desenvolvimento de cada um e, sendo assim, de todo o Estado. Atualmente, a AMM é presidida pelo Prefeito de Moema, Julvan Lacerda, e conta com dez diretorias regionais.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi