Vereadores debatem o transporte de pacientes

por Assessoria de Comunicação publicado 28/06/2017 11h49, última modificação 28/06/2017 11h49
28/06/2017

Um dos assuntos debatidos na Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (27) foi o transporte de pacientes para tratamento em outros municípios. Maria de Lourdes Gomes destacou a situação de pessoas que precisam ir à Belo Horizonte e Muriaé e contavam com veículos da Prefeitura, que teriam sido substituídos por um ônibus que sai pela manhã de pontos mais distantes dos domicílios. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), encaminhou ao Executivo, por intermédio da Indicação nº 304/2017 aprovada na reunião, solicitação de informações sobre esse transporte.

A cidadã fez um apelo para que os carros municipais voltem a buscar pacientes nos antigos pontos, nos bairros como Nova Viçosa, Posses, Amoras e nos Distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz. Segundo Maria de Lourdes, os pacientes que moram nos bairros distantes do centro da cidade precisam se descolar até a Prefeitura ou até o Posto Caçula para embarcar no ônibus, que sai às 5h da manhã. “Muitos pacientes tem dificuldade de locomoção. Como vão ter condições de sair de suas casas de madrugada e chegar até o ponto para irem às consultas?”, questionou.

Na Indicação nº 304, o Vereador Carlitos pede que o Município, por meio da Secretaria de Saúde, encaminhe informações sobre o funcionamento do transporte de pacientes para Muriaé, Ponte Nova e Belo Horizonte para tratamento médico. Para o parlamentar, o pedido se justifica “devido aos relatos de pacientes que supostamente não foram levados para a cidade onde fariam o tratamento.”.

A Líder do Prefeito na Casa, Vereadora Brenda Santunioni (PP), explicou que, segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes que não têm condições físicas de ir até os pontos estão sendo buscados em casa. De acordo com a vereadora, os pacientes que não estiverem sendo atendidos devem buscar a Secretaria de Saúde para que a situação seja reavaliada: “Estamos fazendo a nossa parte e tentando melhorar. Se deu errado, vamos reavaliar.”.

O Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Vereador Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), afirmou que a Comissão vem fazendo um levantamento da situação da saúde no município, e que vai se reunir novamente com o Executivo para levar as reivindicações. “A ideia do ônibus era atender mais pessoas e melhor, porém o uso da tribuna mostra que precisamos rever essa decisão”, disse.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi