Empresa Junior de Engenharia de Produção apresenta relatório sobre ocupacão da Avenida Santa Rita

por Assessoria de Comunicação publicado 12/07/2017 17h58, última modificação 12/07/2017 17h58
12/07/2017

Por meio do Requerimento nº 023/2017 de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), foram convidados representantes da Equipe de Soluções Júnior e Consultorias e Assessoria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para que fosse apresentado o relatório técnico sobre a circulação de pedestres na Avenida Santa Rita e o impacto caso as calçadas sejam ocupadas pelas mesas dos bares que ficam na região. Participaram da apresentação os estudantes Diego Guimarães e Denise Barbosa.

Durante a apresentação, Diego explicou que após ser estabelecido por lei que os bares não poderiam mais utilizar as calçadas e o canteiro da Avenida Santa Rita para colocação de mesas e cadeiras, foi observado a diminuição da clientela e do consumo. “Estamos apresentando dados que foram coletados no local durante duas semanas, entre 18h30 e 22h30, período em que os bares tinham maior fluxo de clientes ocupando o canteiro”.

Em sua fala, Denise destacou o andamento do projeto e os resultados. “O questionamento principal a ser feito era se fluxo de pessoas seria de alguma forma obstruído se fossem colocadas as mesas. O software utilizado respondeu que a redução da quantidade de rotas por causa da colocação das mesas não atrapalharia o fluxo, pois as mesas ocupariam apenas 2 metros da calçada, deixando restante 1 metro para o translado das pessoas”.

Os vereadores agradeceram a presença e parabenizaram o trabalho da Empresa Júnior. “Agradeço a participação da Soluções nessa questão importante da nossa cidade, reforçando o intercâmbio entre a cidade e a Universidade”, salientou o autor do Requerimento, Vereador Geraldão. Para o Vereador Sávio José (PT), foi muito proveitoso o estudo apresentado pela empresa, pois “mostra o resultado empírico de uma impressão que eu e outras pessoas tivemos: a remoção das mesas piorou a situação da Avenida Santa Rita. Esse trabalho não foi em vão”.

Durante a reunião foi lido o parecer das comissões internas da Casa ao Projeto de Lei nº 011/2017, que modifica os artigos 2º e 3º da Lei 2277/2012, que dispõe sobre a colocação de mesas, cadeiras, mercadorias e mobiliários em calçadas por bares, restaurantes e similares e dá outras providências. O projeto é de autoria dos Vereadores Geraldão e Sávio e segue para votação após o recesso parlamentar.

Fonte: ASCOM/CMV