Vereadores aprovam programa cultural “Marcelo Andrade”

por Assessoria de Comunicação publicado 05/07/2017 12h25, última modificação 05/07/2017 12h22
05/07/2017

A Câmara Municipal aprovou, em única votação, durante a reunião Ordinária da terça-feira (04), o Projeto de Resolução nº 007/2017, que institui o programa cultural “Marcelo Andrade”. O projeto é de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (PP) e do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), e objetiva a promoção da arte e do artesanato no Município, com a abertura da estrutura física da Casa Legislativa para manifestações culturais e exposições. A denominação do programa é uma homenagem ao ator, diretor e produtor cultural viçosense falecido em março deste ano.

Segundo a Vereadora Brenda, o projeto segue os moldes do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, que integra teatro e galeria de arte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “Muitos artistas da nossa cidade e zona rural não têm onde expor seu trabalho. As regras do programa são claras e pouco burocráticas, e o orçamento para isso é baixo”, disse. Brenda destacou ainda o papel da arte na sociedade: “o investimento na cultura evita o uso de drogas, a depressão, o desemprego. Um gesto pequeno dessa Casa, mas, com certeza, histórico”.

O Vereador Geraldão ressaltou a deficiência de espaços públicos para atividades artísticas em Viçosa. “Isso acaba repercutindo muito negativamente na nossa cidade, por não termos um espaço para apreciação da arte aberto à população e visitantes”. O projeto foi parabenizado pelos demais vereadores e pela Mesa Diretora, e foi aprovado por unanimidade do Plenário.

Para participar do programa cultural “Marcelo Andrade”, os artistas deverão se inscrever a partir do segundo semestre, apresentando proposta de atividades mediante ofício à Câmara Municipal. Um calendário será disponibilizado pela Casa Legislativa com as atividades previstas e datas vacantes.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi