Câmara aprova Moção de Repúdio à publicação em rede social
Os vereadores aprovaram, durante a reunião Ordinária da terça-feira (08), a Moção nº 021/2017, em repúdio ao blog e a página do Facebook “Política com P Maiúsculo”, bem como a seus administradores, em função da publicação de trecho, em vídeo, da reunião Ordinária da semana passada (01) contendo fala do Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC). A moção recebeu um voto contrário em Plenário, e foi assinada por oito dos quinze parlamentares.
Na moção, os vereadores que a assinam afirmam que o objetivo da publicação na rede social foi “atacar deliberadamente o Vereador Helder Evangelista e seu posicionamento perante a população”, e que tais publicações são acompanhadas de “textos com conteúdo malicioso e enviesado, que denotam má fé, parcialidade e a motivação hostil e pessoal dos autores e administradores das referidas páginas”. Ainda no texto, os parlamentares declaram zelar pela liberdade de expressão e pela participação na política, e repudiam práticas de jornalismo tendencioso e manipulador.
Vereadores usaram a tribuna para comentar o assunto. Em apoio ao Vereador Helder, o Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), afirmou que o colega vem recebendo “críticas de forma grotesca”. A Vereadora Brenda Santunioni (PP) declarou total apoio a Helder “pela edição maliciosa, grotesca e politiqueira do último pronunciamento”. Para o Vereador Helder, a publicação foi tendenciosa por não apresentar a fala do cidadão, que não foi captada na gravação.
A moção foi aprovada por 13 votos favoráveis e um contrário, do Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB). Idelmino afirmou que, no episódio em questão, “faltou sensibilidade” por parte do Vereador Helder: “intimidou não só o cidadão que estava aqui em um momento de dificuldade, mas também o cidadão em casa”.
O documento recebeu assinaturas dos Vereadores Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), Presidente da Casa Legislativa; Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-Presidente; Wallace Calderano (PSC), Secretário da Mesa Diretora; Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB); Brenda Santunioni (PP); Joaquim Tristão (PTC); Ronildo Antônio Ferreira (Dj Ronny) (PSC) e Sérgio Aloíso da Silva (Sérgio Construtor) (PSDC).
Texto: Cleomar Marin
Revisão e foto: Mônica Bernardi