Neuropsicóloga fala na Câmara sobre importância do diagnóstico do TDAH

por Assessoria de Comunicação publicado 02/08/2017 10h49, última modificação 02/08/2017 10h49
02/08/2017

Por intermédio do Requerimento nº 021/2017, de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (PP), a Câmara Municipal convidou a Neuropsicóloga e Psicopedagoga Sheila do Vale para falar, durante a reunião Ordinária da terça-feira (01), sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Segundo a Vereadora Brenda, o convite foi feito para atender a uma demanda de pais que manifestaram dificuldade e preocupação em diagnosticar o transtorno nas crianças.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância e que pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Sheila do Vale alertou que, em 70% dos casos, o TDAH continua na vida adulta, por isso deve ser diagnosticado precocemente: “muitos adultos tem o TDAH e ainda não foram diagnosticados. Há casos excelentes de pessoas muito criativas, mas há casos em que o portador fica atrapalhado, causando prejuízos na qualidade de vida”. A neuropsicóloga disse que o principal sintoma pode ser percebido em casa e é atenuado já no início da vida escolar: a inquietação. “A criança não se concentra, não se prende aos detalhes, vive distraída e esquecendo as coisas. Mas não devemos confundir a inquietação com a falta de limites”, exemplificou.

Respondendo às colocações dos Vereadores Ronildo Antônio Ferreira (Dj Ronny) (PSC) e Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Sheila falou da influência de práticas esportivas no tratamento do TDAH e sobre as políticas públicas e educacionais que atendem o portador do transtorno: “muitos atletas conhecidos têm TDAH e sem dúvida o esporte ajuda muito no tratamento. Para as escolas públicas, existe lei que obriga que esses alunos sejam acompanhados por monitores em sala de aula”. Nesse ponto, o Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) manifestou a necessidade do acompanhamento: “é fundamental a presença de um psicopedagogo em todas as escolas. Conhecendo o transtorno podemos fazer o aluno produzir melhor”.

O Presidente em exercício, Vereador Helder Evangelista (PTC), agradeceu a participação de Sheila do Vale e deu destaque à importância do tema.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi