Professor da UFV apresenta projeto na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 30/08/2017 14h48, última modificação 30/08/2017 14h48
30/08/2017

A Câmara Municipal recebeu durante a reunião Ordinária da terça-feira (29), por intermédio do Requerimento nº 028/2017 do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), o professor João Luís Lane, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (DPS/UFV) e membro do Núcleo de Estudo de Planejamento e Uso da Terra (NEPUT), para apresentar o projeto “Vida e Memória”. O projeto, desenvolvido no campus da instituição e com perspectiva de ser aplicado no Município, visa resgatar a história de pontos importantes da cidade a partir de QR codes disponibilizados em placas e adesivos.

O QR code (código de resposta rápida, na sigla em inglês) é um código de barras que pode ser lido pela câmera do celular e direciona o usuário para uma página da internet, onde é possível encontrar informações detalhadas sobre o assunto. De acordo com o Professor João Lane, o objetivo é que a população e visitantes conheçam o ambiente por sua história, como a trajetória das pessoas que dão nome a ruas e outras personalidades do Município: “à medida que vou andando, passo a ter todas as informações apenas apontando o celular para o QR code”. O professor afirmou ainda que Viçosa pode se tornar referência em valorização da história e do turismo, permitindo a replicação da iniciativa em outras cidades.

Para o Vereador Geraldão, esta é “uma grande oportunidade para Viçosa dar início a essa iniciativa, entendendo que a UFV é um modelo para requalificar os logradouros públicos revivendo a memória da nossa cidade”. O projeto busca apoio do poder público e setor privado para autorizar e custear a instalação. Segundo o professor, é uma iniciativa de baixo custo e alto valor histórico. O Presidente em Exercício durante a sessão, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) afirmou que “as empresas do nosso Município certamente não se furtarão em apoiar uma ideia como essa”.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi