Abastecimento de água em pauta na Câmara Municipal

por Assessoria de Comunicação publicado 20/09/2017 13h09, última modificação 20/09/2017 13h09
20/09/2017

Os vereadores participaram durante a tarde da terça-feira (19), de uma visita à Estação de Tratamento de Água da Violeira (ETA II), para verificar as condições dos reservatórios e discutir melhorias na infraestrutura das instalações. À noite, durante reunião Extraordinária, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 002/2017, de autoria do Prefeito Municipal, que autoriza o município a contratar empréstimo no valor de R$ 2.967.560,80 com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Viçosa) invista nas obras da ETA II e em outras instalações relacionadas ao fornecimento de água potável.

Durante a visita à ETA II, os vereadores tiraram dúvidas sobre as condições do empréstimo e, por solicitação do Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), o Superintendente de Gestão Pública e Governança do Município, Luciano Piovesan, e o Diretor do SAAE, Rodrigo Bicalho, participaram da reunião Ordinária para esclarecer essas questões e falar sobre as obras que serão realizadas. De acordo com Rodrigo Bicalho, o empréstimo faz parte de um plano de longo prazo para garantir a segurança hídrica do município. A proposta é ampliar a capacidade dos reservatórios já existentes e construir mais um, para atender as partes mais altas da cidade: “é a continuidade do que vem sendo realizado desde o ano passado, para garantir uma segurança que não temos hoje, fruto da falta de investimento de décadas”.

O Diretor da autarquia informou ainda que o pagamento do financiamento será feito em 84 parcelas decrescentes, sob responsabilidade do SAAE. Luciano Piovesan explicou que a aprovação do projeto teve urgência urgente tanto pela situação do sistema de abastecimento, quanto pelo prazo estabelecidos pelo BDMG para assinatura do contrato: “assim que aprovado pela Câmara e enviado ao BDMG, o Banco ainda tem que encaminhar à Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília, que referenda a autorização. Todo o processo para liberação do recurso pode levar até 90 dias”, disse.

Após a explanação, os parlamentares justificaram o posicionamento favorável à matéria. Os vereadores afirmaram que a aprovação é um voto de confiança ao Executivo e em prol do serviço público de qualidade. Uma Comissão Especial, presidida pelo Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) e tendo como membros os Vereadores Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), Edenilson José de Oliveira (PMDB), Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Sávio José (PT), foi nomeada pelo Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), para acompanhar a execução das obras e prestar contas à população.

Texto: Cleomar Marin

Foto: Mônica Bernardi