Vereador presta homenagem a Coeducar pelos 25 anos

por Assessoria de Comunicação publicado 02/10/2017 15h55, última modificação 02/10/2017 16h59
02/10/2017

A Câmara Municipal de Viçosa realizou, na sexta-feira (29), Sessão Solene em comemoração aos 25 anos do Centro Educacional de Viçosa (COEDUCAR). A homenagem foi requerida pelo Vereador Sávio José (PT), por intermédio do Requerimento nº 025/2017, aprovado em reunião Ordinária. A sessão foi realizada na sede da escola, com a presença de funcionários, cooperados, educadores, estudantes e pais. Durante a cerimônia, o Vereador Sávio José, ex-aluno da instituição, também foi homenageado pela Coeducar.

Além do Vereador Sávio José, que presidiu a sessão, compuseram a Mesa Diretora a Secretária Municipal de Educação, Ana Louricélia Monteiro, a Presidente da Cooperativa, Luciana Rosa, a Diretora Pedagógica, Marilange Pinto Coelho, ex-Presidente da Casa Legislativa, e a Diretora de Educação, Karen Serrano. Antes da abertura oficial da cerimônia, os participantes prestigiaram a execução do Hino Nacional e do Hino de Viçosa pelas crianças do Coral da Coeducar, ambos também interpretados em Libras. Foram conferidas honrarias a todos os pais de alunos, representados pela ex-aluna e mãe de estudantes da Coeducar, Mônica Parentoni; aos professores e demais funcionários, ao professor Cássio Fernandino (Thyaga); e à Família Coeducar, representada pela ex-Diretora Maria Eliza Andrade.

O Vereador Sávio entregou às representantes da Cooperativa Educacional de Viçosa uma placa em homenagem aos 25 anos de fundação do Centro Educacional Coeducar. Em seu agradecimento, Luciana Rosa destacou a formação cidadã praticada pela escola: “o encontro e a união de pessoas que sonharam um projeto educacional diferenciado para seus filhos criou a Coeducar, que traz na sua essência o lema ‘Educando com Arte’, na busca de um compromisso verdadeiro com a educação”, disse.

Como agradecimento pela homenagem e em reconhecimento a todos que passaram pela Coeducar nesses 25 anos, a diretoria da escola surpreendeu o Vereador Sávio José com a leitura de uma poesia escrita por ele ainda na 5ª série, com uma caricatura feita pelo estudante Vitor Soares, do 1º ano, e com a entrega do resumo da vida escolar do parlamentar na instituição. Emocionado, Sávio falou do papel da Coeducar em sua trajetória. Para ele, a abordagem pedagógica da escola é o diferencial na formação dos jovens. “Uma escola com a proposta humana e artística da Coeducar é um presente para Viçosa. É uma honra fazer parte da história de um projeto como este”, disse. O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) também esteve na sessão, e parabenizou a instituição pelos 25 anos de história.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi