Atividades da Semana Municipal do Idoso chegam ao fim

por Assessoria de Comunicação publicado 30/10/2017 14h28, última modificação 30/10/2017 14h28
30/10/2017

A Semana Municipal do Idoso (SMI) 2017, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro por iniciativa da Câmara Municipal, pela Escola do Legislativo; Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI); e Universidade Federal de Viçosa (UFV), pelo Departamento de Nutrição e Saúde, foi encerrada na última sexta-feira com um dia de lazer e um forró de confraternização.

Na quinta (26), os cidadãos e cidadãs indicados por entidades representativas da terceira idade para compor a primeira turma (foto) do Projeto Parlamento do Idoso foram certificados pela Casa Legislativa, representada por seu Vice-Presidente, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PSC), e pelo Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB). Os idosos desenvolverão durante o mandato, que vai durar todo o ano de 2018, atividades parlamentares e políticas públicas que beneficiarão a terceira idade. Na mesma cerimônia, foram empossados os conselheiros, titulares e suplentes, que agora fazem parte do Conselho Municipal do Idoso.

A programação da Semana contou com palestras, exibição de filmes, debates e oficinas. Para o Vereador Geraldão, a SMI 2017 foi um sucesso: “a adesão do público-alvo e o comprometimento dos parceiros foram muito importantes para as atividades dessa semana. Esperamos estar mais fortalecidos a cada ano”, disse. Entre as atividades oferecidas ao longo da semana, os idosos puderam participar de rodas de conversa sobre os direitos da pessoa idosa, receberam dicas de culinária saudável, oficinas para lidar com os desafios da vida digital, orientações sobre os programas e serviços de assistência social para a terceira idade e momentos lúdicos e de socialização.

Em um dos momentos, na terça-feira (24), a Diretora do Departamento de Atenção ao Idoso da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, órgão do Ministério de Desenvolvimento Social (SNPDH/MDS), Silvia Costa, apresentou aos idosos e autoridades presentes a estratégia do Programa “Comunidades e cidades amigas da pessoa idosa”, que busca caminhos para o chamado envelhecimento ativo. A proposta elenca políticas públicas que atendam às necessidades da terceira idade e de suas famílias. Na ocasião, o Executivo assinou uma carta de intenções sinalizando a participação no programa.

Com o encerramento da SMI, as ações vão ter continuidade com o Conselho Municipal do Idoso e com a posse do Parlamento do Idoso, com data a ser definida. “A atenção aos idosos, e a população em geral, deve ser pauta principal do poder público o ano inteiro. Vamos continuar trabalhando para desempenhar esse importante papel, em prol da dignidade de todos os cidadãos”, afirmou Geraldão.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi