Presidente da UMAM fala na Câmara sobre situação da entidade

por Assessoria de Comunicação publicado 01/11/2017 11h05, última modificação 01/11/2017 11h05
01/11/2017

Por intermédio do Requerimento nº 049/2017, dos Vereadores Brenda Santunioni (PP) e Ronildo Antônio Ferreira (Dj Ronny) (PSC), a Câmara Municipal convidou o Presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Bairros e Distritos de Viçosa (UMAM), João Batista (João Miluca), e a representante do bairro São José, Késia Rodrigues, para falar sobre a regularização das associações de moradores do Município durante a reunião Ordinária da terça-feira (31).

Segundo o Vereador Dj Ronny, o convite foi feito para que a população entenda o funcionamento das associações, como as eleições dos seus presidentes. “Os bairros têm muitas lutas e as associações de moradores legalizadas são muito úteis nesse sentido”, afirmou o parlamentar. João Miluca destacou que muitos dos presidentes de bairros ficam relapsos com a União após a eleição, e isso dificulta o trabalho da UMAM: “de acordo com nosso estatuto, se o presidente faltar a três reuniões consecutivas, a associação do bairro fica praticamente extinta”. Além disso, muitos também não pagam a taxa da UMAM, fixada em 1% do salário mínimo. Segundo Miluca, mais de 30 bairros se encontram nessa situação atualmente.

O Vice-Presidente da Casa legislativa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), sugeriu que todos os presidentes de bairros sejam convocados para uma reunião, a fim de regularizar a situação. “As associações de bairros são fundamentais para as melhorias nas comunidades”, disse. Apesar das dificuldades, João Miluca afirmou que este é o momento em que a instituição mais recebe apoio da Prefeitura e da Casa Legislativa desde sua fundação, há quase 20 anos: “sem a participação do Poder Público fica muito mais difícil trabalhar”.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi