Vereador volta a cobrar dívida do Estado com hospitais

por Assessoria de Comunicação publicado 18/10/2017 10h44, última modificação 18/10/2017 10h44
17/10/2017

Por solicitação do Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-Presidente da Casa Legislativa, a administração dos Hospitais São João Batista (HSJB) e São Sebastião (HSS) enviaram à Câmara Municipal a relação das dívidas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) com as instituições, que ultrapassam os R$2 milhões. O levantamento foi sugerido pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAOSAÚDE), Promotor Gilmar de Assis, após o pedido da Casa para que o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) investigasse e fiscalizasse a situação financeira do HSJB.

De acordo com as planilhas, a dívida da SES/MG com o HSJB é de R$1.143.613,34, incluindo repasses para o setor de nefrologia e hemodiálise, centro de tratamento intensivo, hemodinâmica e repasses do Pro-Hosp. No HSS, o montante é similar: R$1.190.551,30 referentes ao Pro-Hosp e à Rede Cegonha. Na tribuna, o Vereador Helder fez um apelo ao Governo Estadual: “entendemos a situação do governo de Minas, mas não podemos deixar os nossos hospitais como estão tendo dinheiro para receber e que pode resolver a situação do nosso Município”, disse.

Helder solicitou à assessoria jurídica da Câmara que encaminhe os dados ao MPMG, e convidou os demais vereadores a apoiar a solicitação.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi