Parlamento Jovem 2017 é encerrado na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 29/11/2017 10h27, última modificação 29/11/2017 10h27
29/11/2017

A Câmara Municipal realizou, durante a reunião Ordinária da terça-feira (28), o encerramento do Projeto Parlamento Jovem (PJ) 2017 com a entrega dos certificados aos participantes. O PJ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e, neste ano, de 63 Câmaras Municipais. Em Viçosa, o projeto é realizado pela Escola do Legislativo, sob a Coordenação Geral da Vereadora Brenda Santunioni (PP), Coordenação Técnica do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Coordenação Pedagógica da servidora Michelle Dias. Com a participação de mais de 100 estudantes de cinco instituições de ensino de Viçosa, o PJ trabalhou o tema “Educação Política nas Escolas”. Em todo o estado, quase dois mil jovens fizeram parte do projeto.

A Vereadora Brenda disse que é uma honra poder contar com tantos parceiros e tantos voluntários em um projeto como o PJ, e falou sobre o crescimento da iniciativa em Minas Gerais. “É importante essa Casa receber a nova geração de cidadãos, que poderá ser uma nova geração de políticos. O PJ Minas é um indicativo claro de como o país está precisando de novas ideias para comandar nossa política”. Ainda sobre a participação política local, Brenda, durante a reunião, sugeriu aos parlamentares uma alteração no Regimento Interno da Câmara. A vereadora quer que, a partir de 2018, sejam realizadas duas reuniões Ordinárias por semana na Casa: “a cidade cresceu e os assuntos demandam mais debates”, justificou. O Vereador Geraldão agradeceu a participação de quem chegou até o final do Projeto, e destacou os frutos de outras edições. “Hoje temos instituído o Parlamento do Idoso, sabemos que ele é fruto do Parlamento Jovem 2014, que tratava do envelhecimento com qualidade de vida”, relembrou.

Em nome dos alunos do PJ, a estudante Raquel Muniz fez uma fala de agradecimento ao projeto. “É difícil sair da bolha e enxergar o mundo como ele é. Esse projeto trouxe, para nós participantes, questionamentos que todos nós como brasileiros deveríamos ter. Sou muito grata por todo o aprendizado e mudança de visão de mundo”, disse. O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), parabenizou os Vereadores Brenda e Geraldão pelo trabalho da Escola do Legislativo: “é muito bom incluir os jovens na política, assim teremos novas mentes abertas para o futuro da nossa cidade”.

Receberam os certificados de participação as psicólogas do Espaço Psiqué, que foram parcerias do PJ 2017, os monitores do projeto e os professores responsáveis pelo PJ nos Colégios Anglo e Nossa Senhora do Carmo, e nas Escolas Estaduais José Lourenço de Freitas, Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat) e Raul de Leoni. O tema da edição de 2018 do Parlamento Jovem já foi definido. Jovens de 154 cidades, um significativo aumento de 144,44% no número de municípios, se inscreveram e discutirão a “Violência contra a Mulher”.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi