Vereador cria a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

por Assessoria de Comunicação publicado 29/11/2017 11h06, última modificação 29/11/2017 11h06
29/11/2017

Foi aprovado em 1ª votação, durante a reunião Ordinária da terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 071/2017, que institui a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no calendário oficial de Viçosa. A matéria é de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB).

Geraldão destacou que a redação do projeto foi criada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). De acordo com o projeto, a Semana irá acontecer anualmente e tem como objetivo instaurar debates e discussões voltados para o reconhecimento das pessoas com deficiência no Município. A promoção das atividades caberá ao Conselho. “A Semana representa um marco tanto simbólico, mostrando a valorização de um grupo marginalizado, quanto concreto, por meio de ações efetivas”, justificou.

A Semana da Pessoa com Deficiência já acontece na cidade, por iniciativa do Lions, Rotary e CMDPD, e está em sua terceira edição. O representante José Geraldo de Castro (Zé do Pedal) usou a Tribuna Livre durante a reunião para convidar vereadores e população para as atividades que vão até sexta-feira (01). Caso o projeto seja sancionado, a Semana terá como data de referência, a partir de 2018, o dia 03 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Projeto nº 071/2017 passará por segunda rodada de discussões e votação na próxima semana.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi