Vereadores participam do Fórum “Lixo e Cidadania”

por Assessoria de Comunicação publicado 17/11/2017 16h31, última modificação 17/11/2017 16h31
17/11/2017

Aconteceu na manhã da sexta-feira (17), na Câmara Municipal, mais uma reunião do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC). O Fórum, composto por pessoas e organizações interessadas pela gestão de resíduos sólidos, se reúne mensalmente para debater e propor soluções acerca da coleta seletiva e sobre a destinação de resíduos no Município. Este mês, o destaque da reunião foi o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU) aos catadores de Viçosa. Os Vereadores Sávio José (PT) e Brenda Santunioni (PP), e o Promotor de Justiça de Viçosa, Gabriel Mendonça, participaram do encontro.

A engenheira ambiental Ana Maria de Castro apresentou uma avaliação da possibilidade de implantação do PSAU no município, baseado na produtividade dos catadores. Segundo ela, o PSAU incentiva o aumento da produtividade das associações de catadores, como a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT). “O catador é um prestador de serviço ambiental urbano. A ação estimula o envolvimento da comunidade na proteção ambiental e é viável em Viçosa”, concluiu. Para o Vereador Sávio José, a contratação dos catadores traz dois benefícios imediatos: “além de melhorar o meio ambiente, gera emprego e renda para essas famílias e para os agentes que prestam importante serviço ao Município”.

Também participou da reunião do FMLC a coordenadora do “Projeto InterAção – Responsabilidade Social e Meio Ambiente”, professora Nádia Souza. Nádia usou a Tribuna Livre durante a reunião Ordinária do dia 10 de outubro para falar sobre a precarização da coleta seletiva de resíduos sólidos em Viçosa: “o único caminhão destinado a esse serviço tem sua rota parcialmente desviada para dar suporte à coleta convencional desde julho, reduzindo as entregas nas associações de catadores”, disse na ocasião. Durante a reunião da sexta-feira, os participantes destacaram a importância de o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Viçosa) melhorar a coleta seletiva na cidade. As propostas serão levadas ao Executivo para avaliação. O próximo encontro do Fórum acontecerá no dia 15 de dezembro, também na Câmara.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi