Câmara entrega homenagens a iniciativas culturais e esportivas

por Assessoria de Comunicação publicado 14/12/2017 16h41, última modificação 14/12/2017 16h41
14/12/2017

A Câmara Municipal entregou na quarta-feira (13) homenagens a seis iniciativas viçosenses que incentivam e divulgam a cultura e o esporte. Por intermédio dos Requerimentos nº 036, 042, 043 e 053, do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e do Requerimento nº 056/2017, de autorias dos Vereadores Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB) e Geraldão, a Casa Legislativa realizou solenidade em homenagem ao Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa, ao Festival Vijazz e Blues, à dupla Ramon e Rozado, ao Grupo Êxtase, ao Grupo Só Samba e a Pélmio Simões Filho.

O Vereador Geraldão abriu a Sessão Solene falando sobre a importância das atividades dos homenageados para a cidade, apesar das dificuldades que as ações culturais e esportivas enfrentam. “Todas são histórias que elevam a cultura de Viçosa, com perseverança e, acima de tudo, apoio das famílias. A Casa Legislativa fica honrada em homenageá-los como forma de agradecimento”, disse. Para o Vereador Arlindo Montanha, essa foi uma das sessões mais carinhosas da Câmara, pois foi “dedica as pessoas que brigam por Viçosa e não recebem o reconhecimento merecido”.

A primeira homenagem da noite foi ao senhor Pélmio Simões de Carvalho Filho, pelas conquistas dos diversos campeonatos de enduro que participou nos últimos 30 anos. Em seguida, o empresário Sérgio Vitarelli recebeu uma moção de congratulações pela primeira edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa, que aconteceu em setembro e recebeu duas mil pessoas por dia. O festival contou com 15 restaurantes e mais de 100 colaboradores, a quem o empresário dedicou a homenagem.

O Produtor Cultural Sérgio Henrique Ferreira e a Professora Rosa Oliveira receberam a honraria em comemoração aos dez anos de realização do Festival Vijazz e Blues. Em seu agradecimento, Sérgio relembrou o amigo Marcelo Andrade, grande incentivador da cultura em Viçosa que faleceu em maio desse ano. Também em comemoração a uma década de trabalho, a dupla Ramon e Rozado foi homenageada pelos vereadores. Através da música sertaneja de raiz, pai e filho levam o nome de Viçosa para todo o país e mantêm viva a tradição da viola caipira. Emocionado, Ramon agradeceu à família e, citando o hino viçosense, pediu mais atenção do poder público à cultura: “a arte tem o poder de transformar a vida dos jovens. O município precisa dar mais apoio, pois se cultura tu plantas, quanto carinho tu colhes”.

O grupo de dança Êxtase, profissionalizado há dez anos e que atua há mais de 30, contou com seus integrantes no plenário para receber a homenagem. A Diretora do grupo, Patrícia Lima, agradeceu aos parceiros da cultura da cidade e aos jovens que fazem parte do grupo. A última homenagem da sessão foi entregue ao grupo musical Só Samba, que completa dez anos de atividade. “Infelizmente ainda não vivemos só de música, mas tudo que fazemos é com honra”, disse o integrante Rodrigo Charrão. Durante o encerramento da solenidade, o Vereador Montanha afirmou ter sido o dia mais feliz de toda a sua legislatura até agora, “pois foi um momento de reconhecer o trabalho de cidadãos e amigos por uma Viçosa melhor”. A mensagem deixada pelo Vereador Geraldão buscou resumir a necessidade do apoio às ações culturais e esportivas do Município: “para menos assassinatos nos jornais, mais atividades culturais”, afirmou.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi