Presidente se reúne com membros do Fórum Municipal “Lixo e Cidadania”

por Assessoria de Comunicação publicado 05/02/2018 11h05, última modificação 06/02/2018 15h29

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), participou na manhã da segunda-feira (05) de um encontro com representantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), no Plenário da Câmara. O grupo, formado por pessoas e organizações interessadas na gestão responsável de resíduos sólidos em Viçosa, se reuniu para buscar soluções acerca da coleta seletiva e sobre a destinação adequada de resíduos.

Membros da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE), da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT), do Projeto InterAção - Responsabilidade Social e Meio Ambiente, da Incubadora Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) e o Promotor de Justiça da Comarca de Viçosa, Gabriel Pereira de Mendonça, foram recebidos pelo Presidente da Casa Legislativa e pelo Assessor de Relações Institucionais, Wagner Rosado. Entre as principais demandas apresentadas, está a regularidade da coleta seletiva feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE). Segundo a Coordenadora do InterAção, Professora Nádia Dutra, o caminhão destinado a essa tarefa é frequentemente destinado para outras atividades: “sem a coleta seletiva, todo o material vai para o aterro. Isso gera problemas ambientais e grande impacto na renda das famílias dos catadores”.

Outra questão, apontada pela Presidente da ACAMARE, Adiciele da Paixão, é a quantidade reduzida de material que chega à associação quando a coleta é feita. “A população deixou de separar o lixo porque ele ficava muito tempo na rua esperando o SAAE recolher. Ficamos à espera de um material que não chega”, e completou: “uma cidade do tamanho de Viçosa deveria ter coleta seletiva diária”.  Para o Presidente Carlitos, o serviço do SAAE precisa ser melhorado: “conheço as dificuldades dos catadores e, como representante do povo, farei o possível para resolver os problemas. Acredito que com as Parcerias Público-Privadas (PPP), aprovadas no final do ano passado, a coleta pode ser um serviço mais eficiente”.

A fim de ampliar as ações do Fórum, o representante da ITCP-UFV, Emerson da Silva, sugeriu a presença mais ativa da Câmara em todas as reuniões. O Presidente Carlitos afirmou que vai continuar acompanhado as discussões, e indicou Wagner Rosado como servidor da Casa. Um dos vereadores será escolhido em reunião nas próximas semanas.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi