Vereador faz pronunciamento em defesa da Casa das Mulheres

por Assessoria de Comunicação publicado 28/02/2018 12h32, última modificação 28/02/2018 12h32

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) enviou à Câmara Municipal uma carta pedindo apoio da Casa Legislativa contra o fim das atividades do programa de extensão Casa das Mulheres. De acordo com a Presidente do CMDM, Ana Flávia Diniz, as atividades serão suspensas a partir de segunda-feira (05) e há risco de encerramento do programa por falta de recursos financeiros e humanos. O documento foi lido durante a reunião Ordinária da terça-feira (27) e o Vereador Sávio José (PT) utilizou a tribuna para defender a manutenção do programa e falar sobre sua importância para a cidade.

A Casa das Mulheres atua, desde 2010, na humanização do atendimento às mulheres em situação de violência no município, com auxílio jurídico, psicológico, de assistência social e saúde, além de estudo de temas relacionados e coleta e análise de dados sobre a violência contra a mulher. Segundo Ana Flávia, a maioria dessas ações foi suspensa ou reduzida em 2016 por problemas no repasse de recursos e encerramento do Programa de Extensão Universitária (ProExt), principal financiador. “Não é possível manter o funcionamento de um programa desse porte e importância sem recursos, sobretudo humanos”, afirma.

Para o Vereador Sávio, membro do CMDM, o Executivo Municipal está sendo omisso com o programa. “Poucas ações na nossa cidade tem tamanha articulação entre a sociedade civil e o poder público. Nós exigimos respeito com as mulheres de Viçosa e com a política pública contra a violência”. Sávio destacou que o descaso com a Casa das Mulheres ocorre há meses, e cobrou responsabilidade da Prefeitura: “a possibilidade de encerramento desse programa é seríssima”, disse.

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), classificou a situação com um retrocesso, e informou que vai marcar uma reunião com o Executivo. “O encerramento não pode acontecer. Vamos encontrar uma maneira de manter essa importante iniciativa no município funcionando”, disse.

Nessa quinta-feira (01), às 17h30, o CMDM vai se reunir na sede do programa para discutir o risco de fechamento da Casa das Mulheres.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi