Vereadora discute aplicação de terapias naturais

por Assessoria de Comunicação publicado 08/02/2018 10h19, última modificação 08/02/2018 10h19

A Vereadora Brenda Santunioni (PP) recebeu em seu gabinete na quarta-feira (07) terapeutas naturalistas para discutir alterações e propor aplicações práticas da Lei nº 1.935/2009, que dispõe sobre a implantação de terapias naturais no âmbito da política municipal de saúde. De acordo com a norma, terapias naturais são “métodos, técnicas, princípios e conhecimentos que visam à normalização de pessoas, abrangendo as plantas medicinais, fitoterapia, homeopatia popular, terapia floral, ginástica terapêutica” e outras terapias afins.

Ana Jotta e Cássia Teixeira trabalham com terapia homeopática e comunitária, e procuraram a vereadora para verificar a possibilidade de inclusão de novos profissionais e tratamentos na lei. Segundo as terapeutas, novos conhecimentos foram regulamentados recentemente e devem fazer parte da redação da lei, assim como a ampliação dos profissionais qualificados a atender a população. Outra demanda é que os atendimentos com terapias naturais possam ser feitos, além dos postos de saúde, como rege a lei, em outros locais, como presídios e escolas, e que iniciativas piloto comecem no Município.

A Vereadora Brenda sugeriu que como primeira medida experimental as terapias naturais sejam aplicadas no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Viçosa (Sinfup). “O contato direto com os atores de uma lei é muito importante para o mandato. As mudanças sugeridas irão facilitar e desburocratizar o acesso às terapias naturais na rede pública”, disse. As demais alterações na redação da Lei nº 1.935/2009 foram enviadas pela parlamentar ao departamento jurídico da Casa Legislativa.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi