Vereadora formaliza Representação contra o Presidente da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 01/03/2018 10h43, última modificação 01/03/2018 10h43

A Vereadora Brenda Santunioni (PP) apresentou durante a reunião Ordinária da terça-feira (27) Representação contra o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), pedindo abertura de processo administrativo para apurar denúncia de quebra de decoro parlamentar.

No documento, a vereadora afirma que sua substituição no cargo de Coordenadora Geral da Escola do Legislativo foi feita “no apagar das luzes” de 2017, de forma “nada ética e sem a devida publicidade e transparência” por parte de Carlitos. A parlamentar destaca também que, no documento que nomeia o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) como novo Coordenador em seu lugar, a assinatura de um dos membros da Mesa Diretora, o então Secretário Wallace Calderano (PSC), foi usada sem autorização do mesmo. Brenda esclareceu que não há nada a opor quanto às prerrogativas de exoneração e nomeação, apenas à maneira como o procedimento se deu.

Durante a reunião, o Vereador Carlitos usou a palavra para reafirmar sua tranquilidade quanto ao respeito às normas. “Em momento nenhum faltei com a ética nessa Casa”, declarou. O Presidente citou ainda um trecho da fala da Vereadora Brenda, publicada em vídeo na sua página pessoal, em que a parlamentar pede que a imprensa local “pese a mão um pouquinho menos, meio quilo a menos” nas matérias sobre seu mandato. Para Meio Kilo, a fala foi uma provocação indireta relacionada ao seu apelido. “Isso sim daria pra montar uma Comissão de Ética, mas já estamos com muitos problemas no Município”, afirmou Carlitos.

Ainda em seu pronunciamento, o Presidente da Casa Legislativa disse que, no mesmo vídeo, a parlamentar mentiu ao afirmar que é mulher. Para Meio Kilo, Brenda é transexual. Após a fala, a vereadora se retirou do Plenário e só retornou à sessão durante o Grande Expediente.

Na próxima reunião, no dia 06 de março, será realizada eleição para escolha do Corregedor da Câmara, responsável por zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e pela Comissão que irá avaliar o caso apresentado pela vereadora.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi