Viçosa poderá receber posto de coleta de sangue

por Assessoria de Comunicação publicado 15/02/2018 10h53, última modificação 15/02/2018 10h53

Para discutir a possibilidade de instalação de um posto de doação de sangue em Viçosa, a Vereadora Brenda Santunioni (PP) se reuniu na sexta-feira (09) com a Diretoria Técnico-Científica da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas). A iniciativa busca facilitar a doação de sangue por viçosenses, que atualmente precisam se deslocar até o Hemonúcleo de Ponte Nova ou participar de campanhas periódicas da Fundação Hemominas na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O assessor do Deputado Estadual Roberto Andrade (PSB), Sérgio Henrique dos Santos, acompanhou a reunião.

Durante o encontro com a vereadora, o Diretor Fernando Basques e a Gerente de Supervisão e Acompanhamento, Maria José Trancoso, sinalizaram positivamente quanto à instalação de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), vinculado ao Hemonúcleo de Ponte Nova, por meio da cooperação entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura de Viçosa. O PACE é uma modalidade aplicada em municípios com mais de 50 mil habitantes e que funciona em datas e horários definidos. Caso seja concretizada, a coleta no PACE de Viçosa será realizada uma vez por semana.

A Prefeitura Municipal custeia um ônibus que leva doadores duas vezes por mês até Ponte Nova. “Um posto de coleta em Viçosa vai diminuir esse custo para o Município com um pequeno investimento na infraestrutura, além de incentivar a doação pelo caridoso povo viçosense”, disse a vereadora. De acordo com a Fundação Hemominas, atualmente Viçosa não é autossuficiente em bancos de sangue, ou seja, usa mais do que sua população doa. “Com o posto na cidade, essa situação vai mudar para Viçosa e também para toda a microrregião”, destacou Brenda.

Brenda enviou as especificações necessárias para a instalação do Posto à Secretaria de Saúde de Viçosa, que será responsável pela cooperação com a Fundação Hemominas. “Agora estamos torcendo e vamos manter uma cobrança firme da administração municipal para a concretização desse importante serviço”, disse.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi