Executivo presta esclarecimentos sobre atraso em construção de ponte

por Assessoria de Comunicação publicado 11/04/2018 14h33, última modificação 11/04/2018 14h33

A convite do Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC), por intermédio do Requerimento nº 011/2018, a Câmara recebeu durante a reunião Ordinária da terça-feira (10) o Diretor de Obras Terceirizadas do Município, Diogo de Andrade, para falar sobre o andamento da construção da ponte que liga os bairros Cidade Nova e Laranjal. Iniciada em 2016, a obra deveria ter sido entregue em março do ano passado. Além disso, funcionários estão com o pagamento atrasado há dois meses. O requerimento do Vereador Sérgio também solicitava a presença do representante da Pegasus Engenharia Ltda., Luís Reis, engenheiro responsável pela obra, que não compareceu à reunião.

A ponte é uma demanda antiga dos moradores da região, que inclui os bairros Barrinha e Amoras, após a estrutura anterior ter sido destruída pelas enchentes de 2012. Desde então, a população utiliza pontes improvisadas, pinguelas construídas pelos próprios moradores sempre que a anterior é danificada. Segundo o Diretor Diogo de Andrade, o que compete à Secretaria de Obras tem sido cumprido, mas, apesar da qualidade do serviço fiscalizado até o momento, a empresa responsável pela obra foi notificada pelo Município por problemas quanto ao pagamento de seus operários e até mesmo paralisações por falta de material. “Sabemos da demora, é notório que o problema existe, mas não podemos simplesmente trocar de empresa. Seríamos obrigados a realinhar todos os preços desde 2016, isso traria um prejuízo para o Município, por isso a gente vem batalhando com a empresa para que a obra possa sair”, explicou.

Respondendo a questionamento dos vereadores, Diogo esclareceu que obras como a da ponte obedecem às especificações da Caixa Econômica Federal, que fiscaliza as medições feitas pelo Município antes de liberar os pagamentos após determinadas etapas entregues: “estamos hoje em 80%. A Caixa já liberou o recurso para pagamento dessa etapa, mas não podemos repassar para a empresa sem a Certidão Negativa de Débitos (CND)”. De acordo com o Diretor, a Pegasus Engenharia Ltda. informou que encaminhará a CND até essa quarta-feira (11) para que os funcionários recebam os salários atrasados.

O Vereador Sérgio Aloíso agradeceu os esclarecimentos, mas lamentou a ausência do representante da Pegasus.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi