Vereador discute transporte intermunicipal

por Assessoria de Comunicação publicado 19/04/2018 17h45, última modificação 19/04/2018 17h45

A Unida, empresa de transporte intermunicipal que opera a linha Viçosa a Porto Firme, enviou um representante à Casa Legislativa na quarta-feira (18) para esclarecer questões levantadas pelo Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB). Em março desse ano, Geraldão enviou à empresa a Representação nº 001/2018, solicitando a volta do ponto de ônibus da linha, transferido para a Rua Virgílio Val, para a região do Hospital São Sebastião, e mudança no modelo do veículo. Os pedidos partiram de usuários do serviço, que entregaram ao vereador um abaixo-assinado.

O representante da Unida em Viçosa, Edson Lopes, conversou com o Vereador Geraldão e com o Assessor de Relações Institucionais da Câmara, Wagner Rosado, sobre as ponderações da empresa. Em resposta via ofício, o Diretor da Unida, Edson Mansur, esclareceu que a mudança no local de embarque e desembarque se deu “visando buscar uma alternativa mais rápida dentro do trecho urbano. Com certeza muitos gostaram. E esses não fazem abaixo-assinados”, escreveu.

Quanto à troca do modelo de ônibus rodoviário convencional por um veículo de característica urbana (com roleta, principal reclamação dos usuários), a empresa informou que esta é uma exigência para adequação à Tabela F, cuja tarifa não tem incidência de ICMS. Segundo Edson Lopes, a medida foi uma necessidade de barateamento da passagem de modo a diminuir o alto número de passageiros que optam por transporte clandestino: “A linha há muitos anos vem agonizando devido ao insistente ataque de táxis de Porto Firme que fazem o transporte entre os dois municípios, de maneira totalmente ilegal”.

O Vereador Geraldão afirmou que irá cobrar das autoridades rodoviárias mais fiscalização.

Texto: Cleomar Marin

Foto: Sávio Monteiro