Vereadores discutem melhoria no sinal de telefonia celular

por Assessoria de Comunicação publicado 06/04/2018 17h41, última modificação 06/04/2018 17h41

Para discutir a possibilidade de ampliação do sinal das operadoras de telefonia móvel no Distrito de São José do Triunfo, os Vereadores Brenda Santunioni (Progressistas) e Edenilson José de Oliveira (MDB) foram até Belo Horizonte na quarta-feira (04). Os parlamentares visitaram a sede da Claro e conversaram com técnicos da operadora sobre o assunto. Uma Audiência Pública para discutir a instalação de duas novas antenas (estações de rádio base de telefonia celular) nos Bairros Inconfidente e Nova Viçosa está marcada para acontecer na Câmara Municipal no dia 26 de abril.

O Vereador Edenilson questionou se, com as novas antenas, existe a possibilidade de propagar o alcance até São José do Triunfo. Conforme convênio do Governo Estadual, a responsabilidade de oferecer rede de telefonia móvel nos distritos é exclusiva da operadora Vivo, e as novas antenas são da Claro. “Somos atendidos em São José do Triunfo apenas com sinal da Vivo, ainda muito fraco”, disse Edenilson. Os vereadores vão se reunir com a empresa (Vivo) na próxima semana para debater a viabilidade da melhoria da rede para os moradores do distrito.

A Audiência para discutir a instalação das novas unidades foi requerida pela Vereadora Brenda (Requerimento nº 015/2018, aprovado na reunião Ordinária do dia 27 de março), em atendimento à Lei nº 1.635/2004, que dispõe sobre a instalação de estações rádio bases e equipamentos afins de rádio, televisão, telefonia e telecomunicações em geral no Município. De acordo com a norma, a emissão de licença ambiental para a instalação está condicionada à realização de audiência pública.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi