Emater apresenta resultados anuais na Câmara
Foi apresentado, durante a reunião Ordinária da terça-feira (08), o relatório anual de atividades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) referente às ações de 2017. A apresentação faz parte do convênio entre a empresa e o município de Viçosa, e foi feita pelos extensionistas Marcelino Soares (Agropecuária) e Karina Lopes (Bem-estar Social).
No ano passado, mais de 1.200 pessoas foram atendidas pela Emater, entre agricultores familiares (705), demais agricultores (27), público urbano (92), jovens rurais (20), estudantes (60) e mulheres rurais (352). O Extensionista Marcelino Soares também destacou as ações com onze associações de produtores/agricultores e de artesãos, com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e outros grupos. “Esse relatório representa a nossa relação de apoio ao trabalho do produtor rural viçosense”, disse.
Entre os projetos desenvolvidos com produtores rurais ao longo de 2017 estão capacitações e programas voltados para a bovinocultura e cafeicultura, além de ações de agroecologia, com o objetivo de ampliar a oferta de produtos agroecológicos e orgânicos no mercado local. O bem-estar das famílias do campo também foi trabalhado pela Emater. Segundo a extensionista da área, Karina Lopes, foram mais de 600 atividades sobre reeducação alimentar, saúde e saneamento rural.
Texto: Cleomar Marin
Revisão e foto: Mônica Bernardi