Vereadora se reúne com membros do HSS para tratar de partos humanizados

por Assessoria de Comunicação publicado 22/10/2018 13h50, última modificação 05/11/2018 07h30

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, esteve no Hospital São Sebastião (HSS), na manhã da segunda-feira (22), discutindo normas para a criação de um projeto de Lei que prevê a entrada de Doulas durante todo o momento de parto e pós-parto nos hospitais do Município. A parlamentar foi recebida pelo Provedor do hospital, Carlos Raimundo Torres Júnior, e pela Diretora Administrativa, Ildamara Gandra. Estiveram presentes também funcionárias da instituição e representantes das Doulas.

De acordo com o site da Associação Nacional de Doulas (ANDO), a palavra Doula tem origem grega e dá nome à mulheres capacitadas, sem necessariamente possuir formação médica, para oferecer apoio continuado a outras mulheres (e aos seus companheiros e/ou outros familiares), proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos.

Durante o encontro foram tratadas medidas para regulamentar a atividade das Doulas na instituição, de forma que todas as partes envolvidas sejam beneficiadas.  A Vereadora Brenda destacou a necessidade de se buscar alternativas para que o Hospital tenha retorno financeiro e as gestantes tenham o retorno humano, “sabemos da situação financeira do Hospital, portanto vamos buscar costurar um acordo benéfico a todos”. Já para Idalmara Gandra “essas profissionais são importantes para a parturiente, portanto precisamos de um controle maior visando manter a organização no hospital, facilitando o trabalho das Doulas e proporcionando bem-estar as pacientes.”

Com a sinalização positiva do HSS, a vereadora se comprometeu a buscar formas de possibilitar a participação das Doulas durante as atividades envolvendo parto e pós parto. Segundo Brenda serão feitas alterações em seu projeto de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e posteriormente o projeto será devolvido ao Hospital para possíveis discussões.

Texto: Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi