Parlamento do Idoso recebe representante de ouvidoria do SUS

por Assessoria de Comunicação publicado 20/11/2018 14h40, última modificação 20/11/2018 14h40

A reunião Ordinária do Projeto Parlamento do Idoso (PI) realizada na quarta-feira (14) contou com a participação da Coordenadora da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Semíramis Della Lúcia, que esclareceu as funções das ouvidorias e os avanços que o setor trouxe ao Município.

Em Viçosa, a Ouvidoria da Saúde é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, críticas, sugestões e elogios dos cidadãos sobre o serviço prestado pelo SUS no Município. Segundo Semíramis, o investimento realizado pelo Estado de Minas Gerais em ouvidorias é um grande avanço. “A Secretaria de Estado da Saúde entende que esse é um espaço onde as pessoas tem liberdade de fazer demandas que serão priorizadas conforme as necessidades, e esse é um exercício de cidadania. Nosso objetivo é sempre melhorar a qualidade do atendimento, e estamos no caminho certo”, disse.

Os parlamentares idosos tiveram a oportunidade de discutir o assunto e apresentar questionamentos. Entre eles, o Parlamentar Norivaldo dos Anjos perguntou como estão as denúncias por parte dos idosos e, segundo a coordenadora, apesar dos desafios em reconhecer as principais demandas de um Município que tem parte da população com acesso restrito à saúde, o Parlamento do Idoso tem cumprido seu papel ao apresentar essas demandas. “O Projeto Parlamento do Idoso tem nos ajudado muito. Por meio dele, é possível identificar as principais e mais urgentes demandas da saúde no Município para a população idosa”, ressaltou.

As reuniões do Parlamento do Idoso acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi