Vereadora realiza Audiência para debater a situação do transporte público municipal

por Assessoria de Comunicação publicado 28/11/2018 09h15, última modificação 28/11/2018 10h01

Atendendo à solicitação da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), feita através do Requerimento n°47/2018, a Câmara Municipal recebeu na noite da segunda-feira (28), Audiência Pública para discutir a situação do transporte público no município de Viçosa. Além da Vereadora que presidiu a Audiência, também fizeram parte da mesa dos trabalhos o Representante da Viação União, Ismal Drumond e o membro do Parlamento do Idoso, Luíz Carlos Silva. Também estiveram presentes os Vereadores Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB) e Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB).

De acordo com a Vereadora Brenda, desde o ano passado foram realizadas três reuniões sobre o tema, quando foram debatidos os indicadores responsáveis pelo aumento na passagem, o direito dos trabalhadores de receber vale transporte por seus empregadores, sendo entregue ao Prefeito Municipal as sugestões provenientes das reuniões. A Vereadora ainda ressaltou a importância de se tratar do assunto “o transporte público é algo que sempre deve ser debatido, pois é um tema que interessa a grande parte de nossa população, devendo ser sempre melhorado”, afirmou.

Júlio Diniz, membro do Blog Política com P Maiúsculo, questionou a velocidade com que os veículos transitam, demonstrando preocupação com possíveis transtornos aos passageiros por "vejo muitas pessoas reclamando da velocidade dos ônibus, principalmente aos domingos, quando o fluxo é menor, e muitas vezes quem se utiliza do transporte se desequilibra, correndo riscos. Segundo Ismal "existem particularidades em algumas situações, mas tenho convicção que nossos veículos oferecem segurança a seus usuários, pois trafegam sempre com as portas fechadas, e dentro das normas", afirmou.

Já Graciela da Cruz , moradora da comunidade da Paula, indagou o fato dos ônibus não passarem por dentro da localidade, prejudicando o atendimento aos usuários, "muitas pessoas precisam caminhar um longo trecho até chegar a rodovia para pegar a condução". De acordo com Ismal, "para entrar na Paula precisamos fazer um novo estudo para verificar o tempo gasto no trajeto, além de verificar a demanda de passageiros para cada horário", justificou.

Durante a reunião ainda foram discutidos os horários dos ônibus, situação das vias pelas quais os veículos trafegam, questões relacionadas à segurança, principalmente em localidades mais afastadas além da relação entre funcionários da Viação União e usuários do transporte público.

Encaminhamentos

Ao final da Audiência foram definidos os seguintes encaminhamentos: mais atenção dos motoristas com os passageiros, principalmente idosos; aperfeiçoamento nos elevadores dos veículos; presença de fiscais dentro nos ônibus; realização de estudo sobre a viabilidade de acréscimo nos horários de ônibus na Rua São Pedro; criação do Conselho dos Usuários; disponibilização de transporte público para a comunidade da Paula; fixação de cartazes informativos de fácil entendimento e instruções ao cobrador para que os passageiros respeitem as vaga destinadas aos idosos.

Texto: Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi