‘Semana da Pessoa com Deficiência’ é oficializada em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 12/12/2018 11h05, última modificação 12/12/2018 13h13

A ‘I Semana Municipal da Pessoa com Deficiência’, realizada entre segunda-feira (03) e sábado (08), alcançou aproximadamente 500 viçosenses. O evento foi instituído pela Lei 2666/2017 de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) com o objetivo de promover atividades que contribuam para debates e reflexões acerca das condições de vida das pessoas com deficiência, bem como realizar ações que possibilitem sua maior inclusão social e política.

A programação da semana foi discutida em reunião entre representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o Vereador Geraldão. Na quarta-feira (05), foi realizado um ato na Feira Livre, com apresentações culturais com grupo de viola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tendo como mestre de cerimônia Alysson Ramos Barão e outros artistas portadores de deficiência. Durante o sábado (08), em frente à Câmara Municipal, ocorreu a marcha pela deficiência com uma atividade conhecida como ‘Estágio Vivencial em Cidadania’, em que os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar algumas das dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras de deficiência (foto).

Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Educação realizou rodas de conversas, oficinas, palestras, construção de painéis, sessões de filmes, apresentações culturais e atividades físicas relacionadas ao tema nas escolas municipais de Viçosa: Ministro Edmundo Lins, João Francisco da Silva, Professor Getúlio Dornelles Vargas, Dr. Jose Teotônio Pacheco, Dr. Arthur Bernardes,  José Lopes Valente  Sobrinho,  Coronel Antônio da Silva Bernardes,  Professor Pedro Gomide Filho,  Dr. Juscelino Kubitschek, Professora Maria José Santana, além do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes.

Em sua fala na Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (11), Geraldão apresentou as atividades realizadas nesse primeiro ano em que o evento foi oficializado no calendário do Município. “Esperamos que, em 2019, estejamos ainda mais sensíveis a essa causa que deve ser de todos nós”, disse o vereador.

Texto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi