Câmara realiza Semana da Pessoa com Deficiência

por Assessoria de Comunicação publicado 04/12/2018 16h22, última modificação 04/12/2018 16h22

A Câmara Municipal de Viçosa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Secretaria Municipal de Educação, realiza a I Semana Municipal da Pessoa com Deficiência com atividades até o próximo sábado (8).

Na quarta-feira, às 17h, acontecerá, na Feira Livre, apresentações culturais com grupo de viola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais “ APAE”, tendo com mestre de cerimônia Alysson Ramos Barão e outros artistas portadores de deficiência. Para o sábado (8), está prevista uma atividade conhecida como ‘Estágio Vivencial em Cidadania’, em que as pessoas terão a oportunidade de vivenciar algumas das dificuldades enfrentadas pelas pessoas portadoras de deficiência. Essas atividades de reflexão e interação com a comunidade viçosense acontecerão às 9h em frente à Câmara Municipal, no Calçadão, e contará ainda com uma caminhada de cadeirantes, usuários de muletas bengalas e de outros aparelhos que propiciam a acessibilidade.

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Educação realiza, ainda, rodas de conversas, oficinas e palestras sobre o tema em escolas do Município: Escola Municipal Anita Chequer, Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, Escola Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas e Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi instituída, em Viçosa, pela Lei 2666/2017, de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e tem como objetivo a promoção de atividades que contribuam para debates e reflexões acerca das condições de vida das pessoas com deficiência, bem como realizar ações que possibilitem sua maior inclusão social e política. A programação do evento foi discutida em uma reunião “Foto” que aconteceu na terça-feira, 26 de novembro, entre o vereador e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Texto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi