Projeto sobre Doulas é lido em reunião Ordinária
O Projeto de Lei n° 068/2018 que institui às parturientes o direito de serem acompanhadas por Doula durante o período de parto e pós-parto na cidade de Viçosa. O Projeto de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), e que tem como coautores os vereadores Edenilson José de Oliveira (MDB) e Wallace Calderano (PSC), foi lido na reunião Ordinária da terça-feira (11).
De acordo com o site da Associação Nacional de Doulas (ANDO), a palavra Doula tem origem grega e dá nome à mulheres capacitadas, sem necessariamente possuir formação médica, para oferecer apoio continuado a outras mulheres (e aos seus companheiros e/ou outros familiares), proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos.
Até o momento foram realizadas reuniões com o Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB) e membros do Hospital São Sebastião (HSS) para debater o tema, além de uma visita dos autores do Projeto ao Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, referência nacional no trabalho com Doulas.
Se aprovado o Projeto estabelece que as maternidades e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada de Viçosa, ficam obrigados a permitir a presença de Doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, sem ônus e vínculos empregatícios com os estabelecimentos citados.
Para a Vereadora Brenda o objetivo da ação é preencher as lacunas emocionais e afetivas em um momento de tanta importância e vulnerabilidade “sempre defendi melhorias na questão da saúde em nosso Município, e além disso não é justo que as gestantes que recebem acompanhamento das Doulas durante toda a gravidez fiquem sem esse amparo no momento mais importante da gestação”, afirmou.
Após a leitura o Projeto será submetido a votação na próxima reunião Ordinária, na terça-feira (18), a última do ano de 2018.
Texto: Igor Gama
Revisão e foto: Mônica Bernardi