Projeto Trem das Serras de Minas é apresentado aos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 08/08/2018 12h05, última modificação 08/08/2018 14h36

Por intermédio do Requerimento n° 029/2018, de autoria do Vereador Raimundo da Silva Guimarães (PSDB), o Coordenador do Projeto Trem das Serras de Minas, e representante do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa (NPF), Jershon Morais foi convidado a participar da reunião Ordinária da terça- feira (07) para apresentar o projeto. Jershon Morais aproveitou para solicitar o apoio da Casa Legislativa.

De acordo com o coordenador, com o abandono das linhas férreas em 1996, membros do NPF passaram a trabalhar com projetos que visam revitalização das linhas e criação de um programa de turismo para Viçosa e região. A ideia prevê três quilômetros de linhas dentro do campus universitário e a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será o ponto de partida para o projeto maior. O Trem das Serras de Minas tem por objetivo ligar os municípios de Teixeiras, Viçosa, Cajuri, Coimbra, São Geraldo e Visconde do Rio Branco, com implantação do programa de turismo agroecológico 'Caminho do Campo', que visa à geração de trabalho e renda para as famílias rurais. Esse programa está em desenvolvimento desde 2013, com piloto na cidade de Teixeiras. 

Para Jershon “além de proporcionar lazer e beleza para região, os projetos também visam a redução dos problemas com mobilidade urbana e melhoria da qualidade de vida da população”. O Vereador Raimundo Guimarães considera que "o projeto é muito importante, pois Viçosa perdeu muito com a extinção da ferrovia", disse.

 

Texto: Jaqueline de Holanda

Revisão e foto: Mônica Bernardi