Vereadora promove encontro do Projeto Viçosa Voluntariosa

por Assessoria de Comunicação publicado 13/08/2018 09h05, última modificação 13/08/2018 09h05

Aconteceu na sexta-feira (10) um novo encontro do projeto “Viçosa Voluntariosa”, iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública da Câmara Municipal, presidida pela Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), que tem como objetivo oferecer atividades gratuitas à população. Nessa reunião, foi tratado sobre a realização de uma oficina de orientação para o uso de plantas medicinais, intermediada pelo projeto.

A reunião aconteceu na Secretaria de Saúde e além da Vereadora Brenda, contou com as presenças do Secretário de Saúde, Marcus Antônio Schitini, da Coordenadora da Vigilância Sanitária, Vanderleia Santana, da Coordenadora Geral do Programa Saúde da Família (PSF), Sara Oliveira, e do representante do Grupo Entre Folhas, Valter Batista.

A Oficina será ministrada por Alessandra Aziz, Coordenadora do Grupo Entre Folhas, organização com 27 anos de trabalho na área, e vai ocorrer no dia 27, às 14 horas no PSF de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha).

“A ideia é somarmos esforços para melhorar o ambiente para todos”, disse a Vereadora.

Em Viçosa, a Vereadora Brenda está propondo alterações na Lei nº 1.935/2009, que dispõe sobre a implantação de terapias naturais no âmbito da política municipal de saúde, para “facilitar e desburocratizar o acesso às terapias naturais na rede pública”. A proposta, que conta com sugestões de profissionais da área, ainda não foi sancionada e tramita na Casa Legislativa.

Veterinários para o NASF

Na mesma reunião, a Vereadora Brenda Santunioni, solicitou ao Secretário de Saúde, Marcus Schitini, a inclusão de um médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Além dos profissionais que já trabalham no NASF, a inclusão de um veterinário vai ajudar muito as equipes da Prefeitura, na causa animal”, justificou a Vereadora.

Segundo Brenda, o Secretário de Saúde, mostrou-se bastante solícito, se comprometendo a verificar a possibilidade de inclusão desse profissional no Núcleo.

Texto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi