Viçosa sedia Encontro Brasil x França

por Assessoria de Comunicação publicado 30/01/2019 17h54, última modificação 30/01/2019 17h54

Acontece em Viçosa, no período de 04 a 07 de fevereiro, o Encontro Brasil X França. O evento consiste numa série de atividades dentre seminários de dança, workshops, visitas a comunidades e visitas governamentais. O Encontro se deu por meio de uma articulação, do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Instituto Asas (foto), que culminou na vinda a Viçosa da artista francesa Daybee Dee e do adido de cooperação cultural da Embaixada Francesa no Brasil, e Diretor Adjunto do Instituto Francês do Brasil para o Estado de Minas Gerias, Philippe Makany.

Na segunda-feira, dia 04, chega em Viçosa a professora Daybee Dee que desenvolverá encontros junto a dançarinos e amantes da dança. As atividades serão no Núcleo de Arte e Dança, às 16 horas, quando ocorre workshop e bate papo. Já nos dias 05 e 06, os encontros serão às 16 horas.

Daybee Dee é multi artista e, no dia 05, terça-feira, fará ainda visita ao Distrito de São José do Triunfo, onde conhecerá a Banda de Congo Irmandade de Nossa Senhora do Rosário estando prevista uma possível visita a cidade vizinha de Cajuri, para ver alguns projetos culturais. Já no dia 06, ela visitará o bairro de Nova Viçosa, passando pela sede da APOV onde é desenvolvido o projeto de dança, “Passos para o Futuro”. Em seguida visita a Escola Municipal Padre Francisco da Silva onde assistirá performances de artistas de Nova Viçosa e também de alguns alunos do Centro Experimental de Artes da Prefeitura Municipal.

Phelipe Makany ficará em Viçosa nos dias 06 e 07, quarta e quinta-feira, quando cumprirá uma extensa agenda, por meio de visitas governamentais.  A primeira visitada será a Universidade Federal de Viçosa (UFV) quando estará na Reitoria e também na sede do curso de Dança.

No dia 07, o representante francês inicia os compromissos durante café da manhã, na Câmara Municipal de Viçosa, onde estarão presentes autoridades e representantes de entidades de classe. Após a Câmara, Makany irá ao Centev/Tecnoparq . Já no período da tarde estará na Prefeitura Municipal.

Às 19 horas, ocorre o encerramento do Encontro Brasil x França, no auditório Fernando Sabino, Centro de Vivência da UFV, com entrada franca. Na oportunidade o Grupo Impacto, representando o Brasil, apresentará o premiado espetáculo Baobás e Daybee exibirá performance de dança.

O Encontro Brasil x França é uma realização conjunta do Institut Français, Prefeitura Municipal de Viçosa, Câmara Municipal de Viçosa/ Escola do Legislativo, Universidade Federal de Viçosa e Instituto Asas. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Arte e Dança, Aliança Francesa e Palco Hip-Hop.

Outras informações pelo (31) 3891-2374.

Texto: Geraldo Luís Andrade