Viçosa lança o Parlamento Jovem 2019

por Assessoria de Comunicação publicado 13/03/2019 15h50, última modificação 13/03/2019 16h43

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (12), o Projeto Parlamento Jovem (PJ) Viçosa teve o seu lançamento oficial. O PJ é um projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC/Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais de todo o Estado.

Este ano, em sua 16ª edição, o projeto conta com a participação de 107 câmaras municipais, distribuídas em polos regionais. Viçosa é sede do Polo Caparaó, e tem como cidades integrantes Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

As escolas participantes em Viçosa, são: Escolas Estaduais Alice Loureiro, Santa Rita de Cássia, Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat), Raul de Leoni, José Lourenço de Freitas, e Centro educacional Coeducar.

O tema a ser abordado em 2019 é "Discriminação Étnico-racial", e para o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Geral da Escola do Legislativo, a proposta deste ano é muito pertinente já que “infelizmente mesmo com a constituição dizendo que somos todos iguais não é isso que vemos”, daí a necessidade de abordar a temática segundo o vereador. “Esse projeto vai ser uma grande oportunidade para que os nossos jovens vivenciem isso, e produzam soluções para este problema”, afirmou.

Para o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Paulo Sérgio (Toti) (PRTB), não havia tema melhor, e pontuou a necessidade de discutir esse tema para a busca de soluções e melhorias.

Lançamento Parlamento Jovem

Vale lembrar que após o lançamento oficial, começarão as oficinas de formação e discussões sobre o tema, que culminam na elaboração de propostas nas plenárias municipais, que podem vir a ser priorizadas, discutidas e votadas nas plenárias regionais até agosto. Logo em seguida, as propostas votadas são encaminhadas pelos polos para a consolidação de um documento a ser discutido e votado na plenária estadual, prevista para acontecer no dia 20 de setembro, na ALMG.

O Vereador Antônio Elias (PTB), Presidente da Casa, destacou a importância do trabalho da Escola do Legislativo, no exercício da cidadania e agradeceu às escolas pela adesão ao projeto e por acreditarem nele, aos alunos, por trazerem boas ideias, e a todas as cidades que fazem parte do Polo Caparaó. “O segredo do sucesso está sempre na formação de boas parcerias”, afirmou.

Junto a Mesa Diretora, composta pelos coordenadores do projeto, também estava Thiago Augusto Costa Silva, participante da edição 2018, aluno da Escola Estadual José Lourenço de Freitas. E compondo a Tribuna de Honra, estavam a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo Paula Martins; os monitores deste ano; além de diretores e professores responsáveis das escolas participantes do PJ.

Texto: Renata Bittencourt

Revisão: Mônica Bernardi