Mulheres e deficientes em pauta na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 27/03/2019 13h20, última modificação 27/03/2019 15h27

A situação das mulheres no município de Viçosa voltou a ser tema da Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (26), dessa vez debatida por Júnia Marise, Presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Viçosa (ASPUV). Enquanto Israel Rosa, apresentou repasses do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), do qual é Presidente.

Júnia reforçou o movimento das mulheres que ocuparam a Tribuna Livre em todas as reuniões Ordinárias do mês de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher "neste mês ultrapassamos a barreira de destacar um dia para celebrar a luta das mulheres, criando todo um mês de luta, reforçado por todas as ocupações de Tribuna por nós mulheres nesse período", disse. A cidadã também reafirmou a necessidade de luta e ocupação de espaços de fala por parte das mulheres em busca de maior representatividade na sociedade "historicamente a participação da mulher foi construída sobre uma sociedade machista e patriarcal, sendo assim precisamos de organização para que possamos nos apropriar de nossos espaços e fortalecer ainda mais nossa luta", concluiu.

Já Israel Rosa expôs reivindicações referentes a situação dos deficientes e estudantes com relação a um possível aumento de 10% nas passagens de ônibus municipais discutida em fevereiro deste ano. De acordo com o cidadão, o aumento da passagem impactaria na cota de passagens disponibilizadas para ambos os grupos, uma vez que o Município arca com o valor das tarifas, e a alteração no valor demandaria investimento maior de recursos “com a elevação nos gastos, provavelmente seriam diminuídas o número de passagens para essas duas categorias, e felizmente tivemos nossas demandas atendidas”, disse. Israel ainda citou a votação dos rotativos no Município utilizando como exemplo, a denúncia de uma senhora que teve o carro guinchado sob a alegação, por parte da autoridade policial, de que havia ultrapassado o tempo limite de 60 minutos para permanência nas vagas destinadas a deficientes, solicitando uma posição da Comissão de Trânsito da Casa Legislativa, presidida pelo Vereador Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), “peço aos senhores que tenham complacência com as pessoas com deficiência pela situação de maior dificuldade de locomoção, filas em vários lugares que consequentemente demandam um tempo maior para resolução de suas atividades nas ruas”, disse.

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) colocou a Câmara Municipal à disposição na busca de soluções para ambas as situações “vamos procurar a melhor forma para atendê-los, pois aqui é a Casa do povo então é nosso dever agir sempre da maneira mais correta possível para nossa população”, afirmou.

Texto: Igor Gama

Foto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi