Conferência da Saúde e Mobilidade Urbana em destaque na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 10/04/2019 15h35, última modificação 10/04/2019 15h55

A Tribuna Livre da reunião Ordinária de terça-feira (09) contou com Beatriz Caçador, representante da Conferência Municipal da Saúde de Viçosa que falou sobre o evento e Sílvio de Moura que tratou da mobilidade urbana e transporte público no município.

Durante sua fala, Beatriz fez um convite para a 11ª Conferência Municipal da Saúde que esse ano tem como tema “Saúde e Democracia”. A Conferência consiste em fóruns públicos que acontecem no Brasil com o intuito de reunir a população com trabalhadores e gestores da saúde para conversar sobre possíveis melhorias nos serviços de saúde do município. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e acontecerá no próximo sábado (13), às 8 horas, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Durante o momento, serão debatidos os temas “Saúde como Direito” e “Princípios e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, que estão sendo discutidos em todos os municípios do Brasil e serão trabalhados em Brasília, em agosto, na 16ª Conferência Nacional da Saúde. Beatriz ressaltou ainda as possibilidades que a discussão abre para a sociedade “não existe nenhum outro país em que a população pode participar, de modo tão expressivo, na formulação e controle das políticas públicas de saúde, por isso a importância de valorizar esse espaço” celebrou.

Já Sílvio de Moura tratou do impacto do desenvolvimento acelerado do município e as consequências desse avanço, como loteamentos irregulares e dificuldade de mobilidade, citando a necessidade de estudos acerca do tema como solução para esses problemas na cidade. Segundo ele, o sucesso do transporte público e da mobilidade urbana é responsabilidade de todo cidadão “o modelo atual do transporte público não atende a necessidade dos usuários de Viçosa. Os ônibus não suportam a demanda e os cidadãos não respeitam a prioridade de idosos e portadores de necessidades especiais, prejudicando o bom andamento no sistema de transportes” afirmou.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi