Situação da água em Viçosa é debatida na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 24/04/2019 12h35, última modificação 24/04/2019 15h10

A situação da água no Município foi tema da Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (23). O cidadão Rômulo Ribon falou sobre a importância do assunto para Viçosa, que sofre com a escassez do recurso.

De acordo com o cidadão a preservação dos mananciais locais devem ser prioridade para a Administração Municipal, principalmente pelo fato do Município ter enfrentado grandes períodos de seca nos anos de 2014 e 2017, ocasião em que a Universidade Federal de Viçosa (UFV) chegou a ter seu funcionamento ameaçado. Rômulo Ribon ressaltou a necessidade de melhor aplicação dos recursos públicos, citando o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO) que deveria ser destinado a recuperação das águas locais pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), mas não foi utilizado da maneira correta “não faltam condições, mas vontade. Recebemos o FHIDRO e infelizmente o SAAE fez menos do que deveria com relação a reabilitação de nossas nascentes”, lamentou.

As possíveis consequências do Plano Diretor para a preservação dos recursos hídricos municipais também foram tratadas por Rômulo, que demonstrou preocupação com a urbanização do bairro Paraíso, afirmando que em determinados períodos cem por cento da água da UFV provém do local, além da sua importância para o abastecimento de toda a cidade juntamente com o Ribeirão São Bartolomeu “precisamos votar com muita consciência, realizar ações efetivas de recuperação de nascentes, pensar em nossa cidade, pois todos precisamos de água”, concluiu.

O Vice-Presidente da Casa, Vereador Sávio José (PT) reafirmou a importância do tema tratado por Rômulo, salientando no entanto que o Plano visa preservar as chamadas Zonas 5, em que se encontram as áreas do Paraíso e Violeira, que abrigam os mananciais citados “a questão da água deve ser um tema permanente, e podem ter certeza que teremos os debates necessários inclusive com Audiência Pública no Paraíso. Queremos o melhor para nossa cidade e população inclusive a Lei Nacional estabelece 30 metros para construções nos leitos e o Plano propõe 50 metros buscando manter em perfeito estado nossos mananciais”, afirmou.

Ainda durante a reunião o Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB) apresentou Indicação n° 187 solicitando esclarecimento acerca do Plano Diretor, com relação a não contemplação em seu texto das áreas consideradas de risco, suscetíveis a ocorrência de deslizamento de terra e inundações, matéria considerada de previsão obrigatória no mesmo.

A Audiência citada pelo Vereador Sávio, visando discutir possíveis impactos à região do Paraíso de acordo com a proposta do Plano Diretor, será na quinta-feira (02) do mês de maio, na Escola Municipal Almiro Paraíso, às 18h.

Texto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi