Vereador celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

por Assessoria de Comunicação publicado 03/04/2019 12h05, última modificação 03/04/2019 14h13

O Vereador Wallace Calderano (PSC) utilizou sua fala na Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (02) para falar sobre o autismo, citando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.

De acordo com o Vereador Wallace o autismo é uma doença do desenvolvimento cerebral conhecido por transtorno do espectro autista (TEA) sendo a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 18 de dezembro de 2007 com o objetivo de alertar a sociedade e governantes sobre a doença, buscando derrubar preconceitos em torno do tema.  O parlamentar ainda apresentou um vídeo da neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Beltrão Braga, mostrando as causas, tratamento e situação dos pacientes com a doença.

Para Wallace apesar de muito presente em nossa sociedade o autismo muitas vezes não recebe a atenção devida, principalmente pelo desconhecimento da população com relação ao tema “neste dia não poderia deixar de tratar desse assunto, pois precisamos abrir nossos olhos para uma doença silenciosa, que causa grande impacto na vida dos portadores e daqueles que convivem com eles. Então só com debate poderemos conhecer e tratar melhor essa situação”, afirmou.

Texto e foto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi