Coleta Seletiva e Prestação de Contas da SOVIPA são temas da Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 08/05/2019 15h10, última modificação 08/05/2019 15h40

A Tribuna Livre da reunião Ordinária de terça-feira (07) teve como temas a coleta seletiva de resíduos sólidos, tratada pela representante da comissão executiva do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania, a Professora Nádia Dutra, e a prestação de contas da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA), apresentada por sua Diretora Administrativa, Marly Coelho.

Nádia enfatizou a importância do trabalho dos catadores da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e a necessidade de mobilizar e consolidar a sociedade civil para entender a relevância da coleta seletiva. Segundo ela, o projeto inicia uma nova fase de conquistas “hoje temos coleta por caminhão e motorista designados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Cada tonelada que deixa de ir para o aterro agrega valor. Durante esses últimos 6 meses, 250 toneladas deixaram de ir para o aterro”, disse. O Vice-Presidente da Casa, Vereador Sávio José (PT) lembrou da necessidade de apoio da população às iniciativas " as reuniões do Fórum Lixo e Cidadania são abertas ao público e devem ser ocupadas, pois é uma luta muito justa, assim como a da SOVIPA, incansáveis e que necessitam de contribuição, mínima que seja, de cada um de nós" disse. Já o Vereador Edenilson Oliveira (MDB) ressaltou o apoio da Câmara as causas “são lutas constantes nessa Casa, que apesar de caminhar a passos lentos está sempre aberta a discutir e ajudar”, afirmou.

Em sua fala, Marly apresentou os resultados da SOVIPA deste ano “até o momento, foram castrados mais de 500 animais. Nunca houve tantas castrações e nos orgulhamos muito disso. Também conseguimos em torno de 100 adoções, que foram realizadas com termos de adoção responsável que inclui a responsabilidade pela castração do animal. Assim, acreditamos que conseguiremos reduzir significativamente o número de animais nas ruas”, disse. A diretora convidou os vereadores para conhecer melhor o trabalho da SOVIPA visando a criação de novas políticas públicas em prol da causa animal.

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), que é membro da SOVIPA, e reconhecida por seu empenho na causa animal, parabenizou o trabalho, citando a importância do envolvimento da sociedade “temos que lutar sim para dar condições melhores aos nossos animais, pois se não for por amor a eles que seja pela saúde pública. É um grande orgulho para mim fazer parte da SOVIPA e tenho certeza que juntos vamos conquistar ainda mais”, ressaltou.

O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) parabenizou os temas debatidos, salientando suas importâncias para o Município “esses são problemas alarmantes que ainda precisam ser muito discutidos, para que juntos encontremos meios de solucioná-los. Fico admirado com a garra e força de vontade não só de vocês que utilizaram a Tribuna, mas de todos que se envolvem nesses temas, vocês são fundamentais para Viçosa”, concluiu.

Texto e foto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi