Dia do Trabalhador é tema da Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 02/05/2019 09h45, última modificação 02/05/2019 09h53

A cidadã Rosa Reis, membro do movimento 'Quem Luta Educa', utilizou a Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (30) para celebrar o Dia do Trabalhador, comemorado em 01 de maio.

Rosa contextualizou a data citando o seu surgimento nos Estados Unidos em um Congresso realizado no dia 01 de maio do ano de 1884, quando os Sindicatos estabeleceram prazos para conseguir junto aos empregadores a limitação da jornada de trabalho para 8 horas. Já no Brasil, a comemoração da data foi instituída em 1925, quando houve decreto de feriado pelo então Presidente da República, Arthur Bernardes.

De acordo com a cidadã, a data pede que se faça um dia de luta, de protestos e de críticas às estruturas socioeconômicas “que nesse primeiro de maio, todos nós trabalhadores façamos uma reflexão de todos os direitos que adquirimos e daqueles que corremos risco de perder”, afirmou. Rosa ainda fez uma crítica as Reformas Trabalhista e da Previdenciária que “sempre tiram primeiro dos mais pobres para dar em seguida aos muito ricos, aos banqueiros, às grandes empresas, sejam nacionais ou estrangeiras”, disse.

O Vereador Sávio José (PT) reforçou a fala da cidadã, demonstrando insatisfação com o alto custo de vida no Brasil e na cidade de Viçosa citando os juros do cheque especial e cartão de crédito, fechamento de 43 mil postos de emprego, alta da inflação, aumento nos preços da gasolina, ônibus, tarifas de água e esgoto “é muito caro para o trabalhador e para a trabalhadora viver nessas condições, não temos nenhum motivo para comemorar, mas temos vários para lutar, não desistir, ir às ruas, organizar movimentos sociais, vir aqui na Tribuna dessa Câmara cobrar nada mais, nada menos, que nossos direitos em busca de uma vida digna”, concluiu.

Texto: Igor Gama

Foto: Isabela Monteiro