Vereadores recebem esclarecimentos da Secretaria de Saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 05/06/2019 14h20, última modificação 05/06/2019 15h55

A convite dos vereadores Sávio José (PT), Vice-presidente da Casa Legislativa e Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), por intermédio do Requerimento nº 025/2019, a Câmara Municipal recebeu na reunião Ordinária da terça-feira (04), o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Antônio Schitini para prestar esclarecimentos sobre os atendimentos médicos e o Programa Saúde da Família (PSF).

No mesmo dia os Vereadores Sávio e Paulo Sérgio Toti estiveram nos PSF,s dos bairros Nova Viçosa, Posses, João Brás e Santo Antônio para conversar com as equipes e ouvir as demandas e elogios das mesmas a fim de direcionar melhor os questionamentos ao Secretário de Saúde.

Os vereadores justificaram o convite em razão da precariedade que o serviço apresenta nas áreas mais periféricas da cidade “queremos dar oportunidade ao Secretário de apresentar e esclarecer a situação dos PSFs, uma das demandas que mais recebemos na área da saúde”, disse o Vereador Sávio. O Vereador Paulo Sérgio Toti complementou afirmando que "as pessoas questionam muito a falta de veículos disponíveis para o transporte em lugares mais afastados, como o Bairro Nova Viçosa. A população merece esses esclarecimentos”, destacou.

Ao ser questionado pelos vereadores Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) e Paulo Sérgio à respeito da escassez do transporte para zonas rurais do Município, como a Comunidade do Buieié, o Secretário Marcus justificou pela falta de veículos disponíveis, dificultando o acesso a esses locais “esses veículos são gerenciados pelo setor de frotas do Município. Nós, da Secretaria de Saúde, fazemos a solicitação das demandas, e essa é uma das que não estão sendo atendidas, além dos PSFs”. Marcus explicou, ainda, que a Secretaria busca resolver o problema “iniciamos a terceirização da frota junto a Superintendência com a publicação de edital. Acho muito importante o Legislativo e Executivo unirem esforços para ver o que pode ser feito”, disse.

De acordo com o Secretário, a demanda da questão médica não é recorrente apenas em Viçosa, mas em todo o Brasil “a saída dos 8 mil médicos cubanos do Programa Mais Médicos trouxe instabilidade em todo o País”, argumentou. O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PcdoB) relembrou da sua apresentação na reunião Ordinária da semana passada (28) sobre o estado de abandono de alguns PSFs “precisamos tomar cuidado com o não funcionamento desses PSFs, pois quando o Município anuncia atendimento na zona rural, é criada muita expectativa por parte da população”, disse, ao que Marcus respondeu que a utilização dessas instalações estão previstas no planejamento da Secretaria mas esbarram na falta de recursos financeiros. O Vereador Helder Evangelista (PTC) parabenizou Marcus e enfatizou outro problema “os municípios vizinhos usam a estrutura de saúde que temos aqui, mas apenas Viçosa arca com esses gastos. Isso dificulta os investimentos em saúde”, afirmou. Já o Vereador Sávio sugeriu a criação de uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para que os médicos residentes trabalhem nos PSFs.

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) parabenizou o Secretário e ressaltou as dificuldades financeiras que o Município enfrenta “trabalho muito na área da saúde e sei o quanto o corte de gastos interfere nesse serviço em Viçosa. Nós convidamos o Secretário com o intuito de receber esclarecimentos para toda a população, pois essa é a forma que encontramos de trazer o Executivo para mais próximo do cidadão”, concluiu.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão e foto: Mônica Bernardi