Câmara sedia coletiva de imprensa sobre coleta seletiva em Viçosa
A Casa Legislativa recebeu, na segunda-feira (10), coletiva de imprensa promovida pelo Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Viçosa para discutir a coleta seletiva no Município. O evento foi organizado pelo Defensor Público, Glauco Rodrigues e representantes da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT). O Presidente da Câmara, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), e os vereadores Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Secretário da Mesa Diretora, e Joaquim Tristão (PTC) acompanharam a coletiva.
O Fórum Municipal Lixo e Cidadania Viçosa foi criado em setembro de 2017 com o objetivo de unir as associações interessadas no tema em busca de soluções para os problemas relacionados aos resíduos sólidos. Em 2018, foi celebrado contrato entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e as associações, que se tornaram responsáveis por realizar a coleta seletiva em Viçosa, além de mobilizar e educar a população sobre a separação e destinação dos resíduos recicláveis.
De acordo com Glauco, o compromisso firmado entre SAAE, ACAMARE e ACAT confere reconhecimento ao trabalho das mesmas, além de beneficiar a separação consciente de resíduos no Município “conseguimos fazer esse acordo em que o SAAE remunera o trabalho da ACAMARE e da ACAT para incentivar a coleta seletiva no Município”, disse. A ação está em acordo com a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a contratação das associações de catadores de materiais recicláveis em situação de vulnerabilidade pelo Poder Público como forma de inclusão social e produtiva desses trabalhadores.
A partir desse mês os catadores começarão trabalhos de mobilização nos bairros de Fátima e João Braz, com apoio dos projetos de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Interação e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) com o objetivo de educar e sensibilizar a população sobre a coleta seletiva. Ficou definido que, a partir de agosto, nos dias em que o caminhão da coleta seletiva trafegar pelos bairros, não haverá coleta convencional naquele bairro.
Cada associação, que possui em média 15 catadores, fará a coleta dos materiais nos bairros, em caminhão cedido pelo SAAE. A ACAMARE que atualmente recicla cerca de 25 toneladas de lixo por mês, atuará nos distritos São José do Triunfo, Cacheira de Santa Cruz, e nos bairros Recanto da Serra, Inconfidência, João Bráz, Santo Antônio, Belvedere, Júlia Mollá, Inácio Martins, Parque do Ipê e Residencial Silvestre; ao passo que a ACAT, que realiza a reciclagem de 15 toneladas de resíduos mensalmente, atuará nos bairros Acamari, Vila Alves, Otávio Pacheco, Rua Nova, Monte Verde, Romão dos Reis, Jardins do Vale, Fátima, Fábio Ribeiro Gomes, Centro comercial e Ph Rolfs e adjacências. Com a expansão, as associações preveem a contratação de mais catadores, novos espaços para selecionar o material e a aquisição de máquinas para otimizar o trabalho.
Texto: Isabela Monteiro
Revisão e foto: Mônica Bernardi