Vereador prevê ações para recuperação do Parque do Cristo

por Assessoria de Comunicação publicado 04/06/2019 09h55, última modificação 04/06/2019 11h20

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) reuniu-se na segunda-feira (03) com o Procurador do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Marcelo Mendonça, a Diretora de Meio Ambiente, Isa Maria Peixoto, o Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabiano Rodrigues e o representante da Organização Não Governamental Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB), Kleider José Barbosa para discutir as próximas ações referentes à recuperação do Parque Municipal do Cristo Redentor.

Em fevereiro, o Vereador Geraldão já havia apresentado a Indicação n° 075/2019 que solicita ao Poder Executivo a aplicação da legislação municipal que regulamenta o funcionamento do local, englobando as Leis n° 1.450/2001 que cria o ‘Parque Municipal do Cristo Redentor’, n° 1.960/2009 transformando o local em unidade de conservação, n° 2.378/2014 que delibera a criação do Conselho Consultivo do Monumento e define sua composição, n° 2.425/2014 alterando o artigo 2° da Lei 1.450 de 2001 que cria o ‘Parque Municipal do Cristo Redentor’ e a Lei Federal n° 1.371/2018 que dispõe sobre mecanismos de financiamento para a arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas.

No entanto, o vereador obteve a informação de que o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelo Plano de Manejo do Parque, isto é, o documento que estabelece normas a partir de diagnósticos do meio físico, biológico e social da unidade de conservação, teria sido iniciado, mas ficado na procuradoria, sem ser de fato concluído.

Como resultado do encontro, ficou definido que será realizada uma nova reunião dos integrantes na terça-feira (18), quando serão esclarecidos os motivos pelos quais o plano não foi devidamente licitado, e, em paralelo, o Departamento de Meio Ambiente irá tomar as providências para a composição do Conselho Gestor do Parque do Cristo.

De acordo com Geraldão, a próxima reunião resultará em avanços para a recuperação do parque “esse é um tema debatido na Casa Legislativa desde 2001, e venho lutando muito por ele”, disse o vereador.

Texto e foto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi