Vereadora apresenta Moção de Congratulações ao Grupo Entre Folhas

por Assessoria de Comunicação publicado 12/06/2019 11h30, última modificação 12/06/2019 11h38

A Moção nº 012/2019, de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) e que têm como coautores os vereadores Edenilson Oliveira (MDB) e Wallace Calderano (PSC), em comemoração aos 30 anos de fundação do Grupo Entre Folhas, foi lida durante a reunião Ordinária da terça-feira (11).

O Grupo criado em 1989, foi transformado em uma Organização Não Governamental (ONG) em 1991, classificado dentro da categoria ambientalista. Posteriormente, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) cedeu um espaço à organização na Vila Gianetti em troca de serviços de estágios supervisionados a estudantes, pesquisas de graduação e pós graduação, cursos de extensão durante a Semana do Fazendeiro, ciclos de palestras sobre plantas medicinais, além do recebimento de visitantes de escolas de Viçosa e de outros municípios e demais serviços prestados à comunidade.

De acordo com Brenda, o Grupo Entre Folhas realiza ciclos de palestras e oficinas comunitárias sobre diversos temas relacionados as plantas medicinais “o Grupo oferece capacitações à comunidade acadêmica e ao público em geral que incluem identificação botânica, cultivo, colheita, secagem e armazenamento das plantas e manipulação dos remédios caseiros, e contribui para a formação de professores e estudantes que realizam dissertações, teses e artigos científicos”,,disse. A Câmara enviou correspondência oficial com assinatura de todos os vereadores como apoio a manutenção dos trabalhos "todos nós reconhecemos os serviços que o Grupo oferece à comunidade como muito benéficos ao Município", acrescentou a vereadora.

Recentemente a Vereadora Brenda e a Secretaria de Saúde do Município procuraram os responsáveis pelos trabalhos de extensão do Grupo para iniciar um projeto de divulgação do uso correto das plantas medicinais no Programa Saúde da Família (PSF). Em 2018, o trabalho começou no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha) com sucesso de participação da comunidade local e dos profissionais de saúde.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão e foto: Mônica Bernardi