Viçosa sedia Encontro Regional do Parlamento Jovem 2019

por Assessoria de Comunicação publicado 04/06/2019 19h15, última modificação 05/06/2019 09h01

O Parlamento Jovem 2019, que tem como tema “Discriminação Étnico-racial”, teve seu primeiro Encontro Regional do Polo Caparaó na sexta-feira (31), no Espaço Coliseu em Viçosa. O Polo que neste ano tem Viçosa como sede, também é composto pelas cidades de Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

O evento contou com a presença de aproximadamente 200 alunos, coordenadores e vereadores dos municípios que compõem o Polo. Representando Viçosa participaram do Encontro o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), o Coordenador Técnico, Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) e o Coordenador Pedagógico, Marcos Nunes. Também marcaram presença a Vereadora de Paula Cândido, Tais Teixeira (PRB), a Vereadora de Ponte Nova, Raimunda Gomes (PEN), os vereadores de Urucânia Gerson Ramos (PRB) e Ivã Martins (PRB), o Vereador de Piranga, Hugo Rafael Araújo (PSB) e o Vereador do município de Ubá José Roberto Filgueiras (PRB).

O Encontro contou com um momento de entrosamento entre os participantes conduzido pelo vereador, e também músico, Geraldão e com palestras ministradas pelo Professor e Historiador, José do Carmo, que aprofundou seus estudos sobre a história da África, e pela Professora Mestre em cultura e religiões de matrizes africanas Bárbara Pinheiro. Na ocasião, foram abordadas questões de intolerância racial, religiosa e cultural e compartilhadas vivências.

Em sua fala, o Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias agradeceu aos participantes do Projeto e ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Escola do Legislativo para o exercício de cidadania “a Escola é o que nos permite aproximar o cidadão do Poder Legislativo. Agradecemos imensamente as escolas e aos alunos pela adesão e participação no Parlamento Jovem, agregando novas ideias. Essa contribuição nos permite realizar um ótimo trabalho como Polo, baseado na troca de experiências”, disse. O Vereador Geraldão celebrou o envolvimento dos jovens “a união dos esforços de vocês é a responsável por fazer com que esse projeto seja desenvolvido da melhor forma possível”, concluiu.

O Projeto Parlamento Jovem, promovido em Viçosa desde 2010, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo e da PUC Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. O Projeto tem como objetivo a formação dos jovens e incentivá-los a participar ativamente da política e exercer, de fato, a cidadania.

Texto e foto: Paloma Albuquerque
Revisão: Mônica Bernardi