Primeiro 'Câmara na Comunidade' acontece no Bairro Laranjal

por Assessoria de Comunicação publicado 01/07/2019 10h50, última modificação 02/07/2019 15h38

O Projeto “Câmara na Comunidade”, realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Feira de Cidadania da União de Ensino Superior de Viçosa (Univiçosa) teve sua primeira edição na manhã do sábado (29), realizada no Bairro São José (Laranjal), na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Os Vereadores Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa Legislativa, Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), Brenda Santunioni (Progressistas), Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Ronildo Ferreira (Dj Ronny) (PSC) e Sérgio Aloiso (Sérgio Construtor) (PSDC) participaram das atividades, que também tiveram a presença de moradores dos bairros Arduíno Bolivar (Amoras), Barrinha, Boa Vista, Cidade Nova e Vau-Açu.

O Projeto, que visa aproximar o Poder Legislativo da comunidade viçosense, contou com a participação de alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Civil, Administração e Direito da Univiçosa que ofereceram serviços como: aferição de pressão arterial; medição de glicose; orientações nutricionais; consultoria financeira; orientações jurídicas, psicológicas e de cuidados com animais de estimação; distribuição de mudas de árvores e de materiais sustentáveis, como amaciante e sabão ecológico; orientação sobre construções civis e de fabricação de tintas à base de terra, além de atividades específicas para às crianças.

Após esse primeiro momento, foi realizada reunião entre moradores e o Poder Legislativo, quando a comunidade, mostrando-se muito participativa, teve a oportunidade de apresentar as demandas dos bairros aos parlamentares. Dentre às solicitações foram incluídas questões relacionadas ao lazer, à acessibilidade, ao transporte, à infraestrutura e à saúde. Entre diversas demandas, Maria do Carmo da Silva relatou o problema da Rua São Tiago, que de acordo com a moradora necessita urgentemente de asfaltamento em razão da presença de vários cadeirantes na comunidade, solicitando ainda melhorias no Posto de Saúde do bairro “há muita rotatividade de médicos, isso nos deixa muito inseguros”, disse. Já Ana Maria Costa, moradora do Bairro Cidade Nova, questionou a desorganização do sistema de transporte público no Município “o horário não é cumprido, os ônibus estão sempre superlotados e os motoristas correm em alta velocidade, colocando em risco os usuários”, afirmou.

Os vereadores escutaram todas as reivindicações se comprometendo a buscar soluções para atender às reivindicações da população. O Vereador Helder solicitou que as respectivas indicações sejam realizadas com a assinatura de todos os vereadores “assim teremos um peso maior, e consequentemente mais chances de sermos atendidos”, disse. Para o Presidente Vereador Antônio Elias, o Projeto é uma forma de dar mais atenção aos moradores da cidade "precisamos cuidar mais de nosso povo, olhar de maneira diferenciada principalmente para os mais carentes e essas atividades vão nos ajudar nessa tarefa", enfatizou. Ainda segundo o Presidente, haverá um momento posterior com o Executivo para a entrega das reivindicações feitas pela comunidade, que serão encaminhadas por intermédio de Indicações.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi